Polícia iraniana prende pastor cristão e sua família

Portas Abertas • 27 mai 2004


A polícia iraniana prendeu um pastor cristão no norte no Irã há três dias, aprisionando-o com sua esposa e seus dois filhos adolescentes.

O pastor Khosroo Yusefi e a sua esposa Nasrin foram presos no dia 23 de maio em Chalous, uma cidade próxima do litoral do Mar Cáspio. Juntamente com seu filho de dezoito anos e sua filha de quinze, eles permanecem presos sem ter conhecimento do motivo de sua acusação.

Hoje, fontes no Iraque confirmaram a Compass que a família Yusefi, juntamente com outros quatro cristãos locais detidos há três semanas, foram enviados à uma prisão desconhecida fora de Chalous.

A polícia descobriu que pessoas se converteram nessa cidade e isso parece ser motivo suficiente para apreendê-los, contou um cristão iraniano a Compass hoje. Nós não sabemos se alguém estava nos espionando. A única coisa que sabemos é que eles foram presos.

O pastor Yusefi é encarregado de supervisionar um número de congregações clandestinas da Assembléia de Deus no norte do Irã. Yusefi e sua esposa, hoje com mais de quarenta anos, foram membros da religião Bahai antes de entregaram suas vidas a Jesus, há aproximadamente vinte anos.

Sabe-se que, na primeira semana de maio, a polícia prendeu dezenas de cristãos que freqüentavam dois grupos da igreja de Yusefi, os ameaçou e espancou por recusarem-se a renunciar a sua fé cristã. A maioria das reuniões cristãs secretas em casa é composta de ex-muçulmanos. Eles prenderam tantos cristãos que a congregação teve que cessar com todas as suas atividades, uma fonte confirmou a Compass.

A maior parte dos cristãos que estavam presos foi liberta na semana passada, apesar da polícia ter anunciado que quatro pessoas-chave do grupo permaneceriam detidas.

Fontes locais não puderam confirmar como os cristãos detidos estavam sendo tratados, apesar de um porta-voz ter afirmado a Compass que Se eles não batessem ou torturassem os cristãos, esta atitude seria bastante fora do comum. É normal que a polícia aja violentamente.

Alguns membros da igreja expressaram temor de que seria especialmente difícil à esposa de Yusefi ter que enfrentar um tratamento hostil, já que ela havia tido um grande trauma enquanto adolescente, quando muitos de seus parentes e amigos da religião Bahai foram mortos durante a revolução iraniana.

Os últimos meses foram assustadores para Yusefi e Nasrin, afirmou a fonte, mencionando que eles chamaram a polícia por várias vezes e, pelo menos, duas vezes tiveram que fugir de sua cidade a fim de evitar que fossem presos. Agora que eles os prenderam juntamente com seus filhos, ela está sob maior pressão.

Notícias fidedignas chegam do norte do Irã desde o início do ano de 2004, das quais documentam as detenções de um grande número de cristãos convertidos na região. Entretanto, a apreensão de domingo registra a primeira vez que toda a família de um líder cristão é detida. Líderes da igreja em Teerã recusaram-se a comentar o caso.

Segundo o mais recente relatório sobre a liberdade religiosa do Departamento Estatal dos Estados Unidos, o governo criou uma atmosfera ameaçadora contra as minorias religiosas, especialmente aos Bahais, judeus e cristãos evangélicos.

O governo vigilantemente reforça sua proibição a respeito de atividades relacionadas à conversão de cristãos evangélicos através do fechamento igrejas evangélicas e do aprisionamento de convertidos, observou o relatório. Com base nas leis hostis da república islâmica, a conversão do islamismo para qualquer outra crença religiosa deve ser punida com morte.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco