Últimas notícias sobre a região afetada pelo tsunami

| 18/01/2005 - 00:00


Temos recebido com alegria as notícias sobre o andamento do projeto SOS AME Indonésia. Leia abaixo as últimas notícias enviadas do campo que falam sobre o trabalho voluntário, sobre as necessidades deste povo e sobre a fidelidade do Senhor em meio a toda esta situação.

18/01

Graças às intercessões fieis de vocês, recebi telefonema de todos os integrantes da equipe medica brasileira que está em Aceh, com boas noticias!
 
1. Receberam doações de 800 kilos de remédios e kits de atendimento médico da ONU para a equipe usar! Então, no momento,  só precisam de REMÉDIO PARA MICOSE, que não tem lá.
 
2. Com essa doação, amanhã a equipe brasileira vai de helicóptero para Teumun, uma aldeia onde não entrou ajuda ainda. Ficarão somente por três dias por falta total de infra-estrutura (banheiro, etc., e com corpos ainda espalhados).
 
3. O Dr. Ricardo tem possibilidade de conseguir a extensão do visto por três meses!
 
OREM
- pela viagem a Teumun, proteção, saúde, e que a equipe abençoe o povo;
- pela Ilva (enfermeira da JMM junto a AME) que precisa prorrogar o seu visto no dia 12/2 para que consiga sem ter que sair de Aceh;
- pela enfermeira Rebekah que está doente, parece resfriado;
- pela liberação dos hospitais onde os médicos que são voluntários, Joseph K. e Lincoln M., trabalham;
- pela saída da próxima equipe no dia 21;
- bênçãos multiplicadas sobre os doadores e voluntários aqui  e no campo.
 
Salam sejahtera (graça e paz na língua Indonésia)!
 

 


16/01

A equipe em Banda Aceh está bem. Continuam trabalhando muito, muito mesmo, e estão felizes por poder fazer algo para aliviar o sofrimento de muita gente. 
 
Devagar a infra-estrutura de Banda Aceh mais urgente e básica está sendo reconstruída. Banda Aceh é a capital da província. Estão fazendo limpeza da lama, e continuam encontrando corpos. Dr. Ricardo filmou um enterro massal.
 
Os remédios solicitados:
- benzotacil
- vitaminas para crianças
- pomada contra alergia
- antibióticos
- remédios para gastrite

Alimentação:
- leite para bebê

Coisas:
- sandálias havaianas
- botas de plástico para voluntários trabalharem no lamaçal tamanhos 40 a 42
- material escolar (cadernos, canetas, etc.).
Se tiverem contatos com as fabricas, favor pedir doações direto.
 
Louvamos a Deus pela realização do jogo beneficente dia 15 no Rio de Janeiro a favor das vitimas de tsunami. Antes do inicio do segundo tempo fizemos um minuto de silencio pelas vitimas de tsunami. Estavam três jogadores campeões da copa mundial: Romário,Viola e Ricardo Rocha. Romário me disse especialmente antes de entrar no campo que era uma honra para ele poder jogar para ajudar. Oremos pelos jogadores e pelos organizadores (a Igreja Batista Betania sob coordenação eficiente do Pr. Ricardo Pinudo), bem como pelo plano de jogar na Indonésia em março. Isso pode abrir mais a porta para continuar a ajudar Aceh. Ah, o resultado foi Seleção de 1 X 1.
 
Louvamos a Deus pelos voluntários Otacilia, Alessandro, Pr. Ubiratan e Dinah, que vieram para reforçar a nossa Base nesse projeto emergencial.
 
OREM por:
- a enfermeira Rebekah dos EUA está doente e vomita muito;
- viagem de reconhecimento da Doutora Ina e Dr. Ricardo de helicóptero para uma aldeia aonde o socorro ainda não chegou e onde ainda há corpos para resgatar;
- possível ida do Dr. Ricardo e Ilva para aldeias interiores onde a ajuda medica ainda não chegou.
- pela saúde de todos eles,  e que Deus continue a usá-los para tocar o coração do povo.
 
Continuem a divulgar, orar e contribuir pelo projeto SOS Indonésia. Necessitamos muito de passagens aéreas para poder enviar os voluntários médicos e enfermeiras que se apresentam para ir no dia 21 de janeiro!
 
Em Cristo,
Margaretha

13/01
Repasso abaixo uma carta de oração dos irmãos na Indonésia a favor de Aceh.
 
 

1. Orem pelo Koordinasi Penganggulangan Bencanca (Coordenador de Ajuda ao Desastre), que ainda está ineficiente por não possuir a instrução ou autoridade financeira para operar no setor inteiro. A distribuição de ajuda ainda não acontece como deveria para alcançar as vitimas e refugiados na cidade de Meulaboh, Aceh Jaya (ainda difícil de alcançar), Sigli e Banda Aceh, onde estão realmente necessitando de alimentos e remédios por causa de doenças como cólera, febre, problemas respiratórios, pneumonia, infecção pulmonar, diarréia, ferimentos,  (etc). Muitos itens de ajuda estão empilhados no aeroporto de Banda Aceh. Além do problema de coordenação, a interferência de GAM (O Movimento da Independência de Aceh) é outro empecilho. GAM está bloqueando a ajuda logística às vitimas e o Exercito da Indonésia tem se envolvido em tiroteio com os membros do GAM. Favor ORAR.
 
2. Conforme a informação do Posto de Comando de Restauração da Educação de Banda Aceh, 380 escolas foram afetadas e/ou destruídas até o nível do chão, incluindo 63 pré-escolas, 220 escolas fundamentais,  59 ginasiais, 31 colegiais e 7 escolas técnicas.  Cerca de 2,500 professores foram mortos.  Atualmente existem 10 organizações mundiais e ONGs na Indonésia coordenando junto ao Departamento de Educação e Cultura para estabelecer um plano emergencial em tendas para servir a 60,000-70,000 crianças nas idades escolares (fundamentais, ginasial e secundaria) em 95 pontos de  evacuação.   O plano é estabelecer escolas em tendas com capacidade de 40 estudantes por classe.
 
OREM para que a igreja e o Corpo de Cristo mundialmente possa ver oportunidade em servir como professores em Aceh.
 
3.A situação de crianças em Aceh pode ser descrita em quatro categorias:
a.30,000 crianças morreram e precisam ser enterradas.
b.Crianças que precisam de atendimento médico imediato por causa de ferimentos e doenças.
c.Crianças que precisam de suporte básico tal como alimento, bebida, roupas e abrigo. Estima-se que ha mais de 35,000 crianças que perderam os seus pais por causa do tsunami.  Para essas crianças estão sendo erigidas 5000 tendas em toda Aceh, e para cada 20 tendas haverá uma creche e centro de proteção infantil estabelecido em conjunto com o Depto. Social, outras organizações oficiais (Kantor Menneg Pemberdayaan Perempuan, Menko Kesra), associações comunitárias independentes, lideres comunitários e a UNICEF.
d.Crianças necessitando de apoio continuo que serão acomodadas nos orfanatos em Aceh.  A comunidade Acehnese em Jakarta trabalhará com uma organização de proteção infantil (Satuan Tugas Perlindungan Anak) para se esforçar a MANTER OS ORFANATOS EM ACEH.
Orem para que, através da informação acima, a Igreja, o Corpo de Cristo universal, organizações cristãs, orfanatos cristãos, Ministério de ajuda às crianças cristãs possam ver muitas oportunidades para mostrar amor e oportunidades para ministrar as 35,000 crianças que estão esperando o estender de amor e ajuda.
 
4. Refugiados precisam de ajuda emergencial tão logo quanto possível para evitar fome e doenças (problemas respiratórios,  pneumonia, diarréia, ferimentos, problemas de pele, etc.) e da ameaça de epidemia.

A estação de chuva torna as doenças facilmente transmissíveis. Algumas pessoas morreram por falta de pessoal medico. Orem para que o Senhor da Igreja, organizações cristãs, organizações enviadoras, etc. vejam oportunidades para ministrar e canalizar o amor de Jesus Cristo para os que esperam receber o amor do Senhor. Orem por aqueles que estão no campo das varias igrejas indonésias e ministérios cristãos para que sejam canal de bênção aos refugiados.  Orem especificamente para que possam conseguir chegar na ilha de  Simeulue. 
 

12/01
Para tranqüilizar os estrangeiros, hoje houve reunião com ONGs e repórteres, e o General das Forças Armadas da Indonésia, Ministério de Defesa e Segurança anunciou que:
 
1. Os voluntários estrangeiros são bem vindos na Indonésia;
2. Soldados estrangeiros não podem entrar armados;
3. Os soldados do Exercito da Indonésia escoltarão armados para garantir a segurança das equipes voluntárias estrangeiras e suprimentos de combustível;
4. VOLUNTARIOS ESTRANGEIROS SOMENTE PODERAO ENTRAR POR MAIS TRÊS MESES;
5. Após 3 meses será restrita a entrada de estrangeiros e o governo e pessoal indonésio passará a ter um papel mais dominante;
6. Alguns dias atrás houve mal entendimento quando os aviões do exterior não puderam desembarcar nos aeroportos de Medan e Banda Aceh, por causa da lotação máxima dos aeroportos. Foi aberto o aeroporto da cidade de Sabang para ajudar a resolver o problema.   
  
Projeto SOS AME Indonésia
Clique aqui e saiba como ajudar

 


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE