Autoridades localizam ossada de evangélico em antiga base militar

| 30/03/2005 - 00:00


Autoridades judiciais e forenses encontraram numa antiga base militar ossada de evangélico detido e desaparecido em 1989, durante a guerra anti-subversiva, informou a Associação Paz e Esperança.

Não foram encontrados, porém, os restos do pastor da Igreja Evangélica Peruana (IEP), Jorge Párraga Castillo, nem de Tito Roque Huamanlazo, que foram detidos junto com Guzmán Castillo Roque, cujo cadáver foi exumado no dia 25 de outubro de l989, na localidade de Atcas, província de Yauyos, a cerca de 180 km ao sudeste de Lima.

Junto a Castillo foi localizado um projétil de arma de fogo entre as costelas, restos de roupa e madeira incinerada, assim como alguns ossos quebrados, o que revela que ele foi torturado pelos militares antes de ser morto. Depois, provavelmente o seu corpo foi incinerado e enterrado clandestinamente.

A diligência de exumação ocorreu há alguns dias na antiga base militar do distrito de Manta, província e departamento de Huancavelica. A diligência esteve a cargo de Mario González, especialista em desaparecimentos forçados, execuções extrajudiciais e exumação de fossas clandestinas.

Também participaram da busca profissionais do Instituto de Medicina Legal. O trabalho foi acompanhado por familiares das vítimas e por equipe da Associação Paz e Esperança.

A diretora regional de Paz e Esperança, Ruth Céspedes Bravo, disse que embora não se tenha localizado os restos do pastor Párraga, há um avanço no processo de investigação para conhecer a verdade sobre o desaparecimento de três pessoas da comunidade evangélica em 1989.

Paz e Esperança pediu às autoridades do Ministério da Defesa para que forneça  informações a respeito dos militares que na época serviram na ex-base de Manta.

Os restos de Guzmán Castillo foram entregues aos familiares e levados à sepultura em cemitério num enterro cristão.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE