Igreja russa luta pela devolução de seus templos históricos

| 14/04/2005 - 00:00


Membros da Igreja Old Believer de Samara não receberam resposta do governo com relação ao seu pedido para a devolução de um prédio usado como sua igreja antes de 1917. As autoridades municipais comunicaram verbalmente à paróquia que eles deveriam primeiro se encontrar com os representantes locais da Igreja Ortodoxa Russa (Patriarcado de Moscou) para saber da posição do arcebispo sobre o assunto. "Como advogada, eu sei que isto não é legal", disse Irina Budkina, membro de uma paróquia da Igreja Old Believer, ao Serviço de Notícias do Fórum 18, alegando que documentos arquivados provam que a igreja foi construída em 1913-15 pela Igreja Belokrinitsa Old Believer e depois confiscada: "Não há nenhuma relação com o Patriarcado de Moscou." Em 2004, a administração da cidade de Samara adquiriu a igreja depois que o ocupante anterior, uma fábrica de artefatos mecânicos, fechou. Sergei Vurgraft, secretário de imprensa da Igreja, disse ao Forum 18 que quando paroquianos da Igreja Old Believer requisitaram os prédios históricos, as autoridades locais prometeram várias vezes devolvê-los "desde de que eles obtivessem a confirmação que a arquidiocese local do Patriarcado de Moscou não se opusesse". Sabendo que isso é inconstitucional, funcionários do governo normalmente fazem isso oralmente, disse ela ao Fórum 18.

Vurgaft queixou-se que em muitos casos as autoridades locais se recusam a devolver os templos da Igreja Old Believer devido a interesses comerciais. Em Moscou, disse ele, a Igreja Belokrinitsa Old Believer teve pouco sucesso em requisitar 3 igrejas utilizadas como restaurante, clube de boxe e escritórios da União das Forças de Direita um partido político.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco