Portas Abertas • 23 mai 2005
A polícia da Malásia libertou dois americanos que ficaram presos durante nove dias por distribuírem folhetos com informações cristãs em Putrajaya, sede do governo malásio,situada a 30 quilômetros ao sul de Kuala Lumpur.
Icky Ruperd e Zachary Harris, naturais dos estados americanos de Washingthon e Colorado, foram presos no dia 25 de abril por distribuir panfletos com mensagens religiosas em Putrajaya, segundo a acusação oficial.
A embaixada americana em Kuala Lumpur,informou à imprensa que os dois americanos foram libertados no último dia 4 de maio e que as acusações foram retiradas. Ainda que a Malásia seja considerada um estado islâmico moderado, Abdullah Ahmad Badawi permitiu a tradução da Bíblia para o Malaio há apenas duas semanas, mas sempre com um aviso impresso não apto para muçulmanos.
A Bíblia não é o único livro contestado, já que outros livros de caráter religioso, como A História de Deus, de Karen Amstrong ou Mulheres e Islã, de Fátima Memissi, também estão proibidos.
Cerca de 60% da população da Malásia é muçulmana, enquanto que os demais, na maioria chineses e hindus, são fiéis ao budismo, hinduismo e cristianismo.
© 2024 Todos os direitos reservados