Líder muçulmano quer o fim dos ataques aos cristãos

| 26/08/2005 - 00:00


Kiai Haj Abdurrahman Wahid - o mais renomado líder muçulmano indonésio, conhecido como Gus Dur - emitiu um forte apelo ao grupo extremista Frente de Defesa Islâmica (FPI), para encerrar todas as hostilidades contra os cristãos no país. Gus Dur já foi presidente da nação e é atualmente presidente do Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização muçulmana na Indonésia, que conta com mais de 40 milhões de membros.

Durante uma entrevista à imprensa, ele alertou que não hesitaria em enviar jovens do Barisan Serba Guna (uma seção paramilitar do NU) para Bandung - a capital de Java Ocidental - para ajudar os cristãos a se defenderem dos ataques extremistas.

O apelo de Gus Dur veio depois de uma série de 23 ataques contra igrejas protestantes, perpetrados pela Frente de Defesa Islâmica nos últimos meses. "Eu exijo que os líderes da FPI e seus membros considerem seriamente meu aviso. Quero essa mensagem claramente entendida: vocês têm cometido dois sérios erros ao fecharem as igrejas e ao atacarem o Ahmadiyah (uma seita islâmica considerada herética pelos extremistas)". Gus Dur também tinha algo a dizer ao governo: "O presidente Susilo Bambang Yudhoyono tem coisas a fazer para pôr um fim a essa situação. Se não, então o Banser da NU de Java Oriental irá fazer o trabalho sob minhas ordens diretas".

Gus Dur trouxe à tona a situação de Java Ocidental depois de uma reunião com dois pastores de Sínodo Cristão de Igrejas, reverendo Weinata Sairin e reverendo Jan Sera Aritonang. Ele também se dirigiu aos cristãos que estão sendo perseguidos: "Ignorem os avisos e ameaças da Frente, comportem-se como se eles não existissem". Os dois pastores expressaram sua esperança de que o governo lhes dará em breve o aval para construir mais igrejas. "Esperamos fortemente que as autoridades de Bandung logo nos darão a permissão para construir igrejas para que então as pessoas possam participar dos cultos", disse o reverendo Sairin à imprensa.

Texto enviado por Daila Fanny.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE