Polícia invade secretarias de igrejas

Portas Abertas • 11 out 2005


A organização Release Eritrea foi informada da invasão coordenada de secretarias de igrejas e subseqüentes prisões de várias pessoas em pelo menos duas igrejas em Asmara, no final de setembro.

Em uma operação coordenada, vários escritórios de igrejas da capital foram alvos de invasões paralelas que resultaram na prisão de vários trabalhadores em pelo menos duas secretarias de igrejas da cidade.

Pelo menos seis pessoas foram levadas do escritório da Igreja Kalehiwet localizada no distrito de Paradiso, em Asmara. Sirak Gebremichael, que foi dispensado do serviço militar por problemas de saúde em 2001 e outras cinco pessoas estão detidos na 5ª delegacia de polícia, próximo ao Aeroporto de Asmara desde 30 de setembro.

Em uma operação similar no escritório da Igreja Rhema, Akberet Nigussie, uma inspetora vinda de Massawa, foi detida e levada à mesma delegacia de polícia. Também foi relatado que equipamentos das secretarias, computadores e alguns documentos foram apreendidos pelas forças de segurança.

As duas instituições permanecem sob vigilância contínua, com guardas de plantão em frente aos prédios.

Fontes indicaram que, apesar de visitas serem permitidas, poucas pessoas têm ido visitar os presos. As pessoas temem as represálias. Um amigo próximo de alguns dos prisioneiros disse: "Com essa pesada inspeção, apesar de termos permissão para visitá-los, tem sido difícil. Nenhum deles estava assistindo a um culto ou participando de algum encontro, eles estavam apenas fazendo seu trabalho no escritório".

A perseguição religiosa na Eritréia apresenta escalada crescente, afetando a nação inteira. O patriarca da Igreja Ortodoxa da Eritréia e vários pastores tornaram-se vítimas do abuso perpetrado contra os religiosos. Três conhecidos pregadores estão incomunicáveis há vários meses.

No final do mês passado, a Eritréia tornou-se o primeiro país a receber sanções aplicadas pela lei de liberdade religiosa dos Estados Unidos. O Departamento de Estado americano notificou o Congresso de que a Secretaria de Estado suspendeu as exportações de certos itens de defesa para o país.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco