Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

País terá igreja cristã pela primeira vez depois de catorze séculos

Portas Abertas • 27 out 2005

ODr. Clive Handford, bispo anglicano de Chipre e dos países do Golfo, anunciou a construção da primeira igreja cristã no país depois de catorze séculos, explicando que as obras, que custarão cerca de 7 milhões de dólares, vão começar no início de 2006.

O terreno no qual será erigida a igreja, intitulada a Epifania, localiza-se na periferia da capital, Doha, e foi doado aos anglicanos pelo xeque Amir Hamad bin Khalifa Al Thani.

Do quarto ao sétimo século d.C., igrejas e mosteiros foram construídos em alguns países ao longo do litoral oeste do Golfo Pérsico, mas com a chegada do Islamismo, no sétimo século, os locais de culto cristão foram desaparecendo.

Nos últimos 100 anos, diversos cristãos chegaram à região, atraídos pelas jazidas de petróleo. Hoje, em Catar, país de 743 mil habitantes, a comunidade cristã conta 70 mil fiéis, entre os quais, sete mil anglicanos e 50 mil católicos, a maioria de imigrantes filipinos.

Mas se em Catar ainda não havia igrejas cristãs, seus vizinhos do Golfo – Kuweit, Barein e Emirados Árabes Unidos – já haviam autorizado sua construção, enquanto a Arábia Saudita, berço do Islamismo, proíbe qualquer prática religiosa não muçulmana.