No Egito, príncipe Charles prega tolerância religiosa

| 22/03/2006 - 00:00


O príncipe Charles, da Grã-Bretanha, disse na terça-feira a professores e estudantes muçulmanos que a revolta contra as charges dinamarquesas retratando o profeta Maomé mostrava o perigo da insensibilidade e intolerância religiosas.

Falando para 800 pessoas na Universidade al-Azhar, o herdeiro do trono britânico, que um dia se tornará chefe da Igreja da Inglaterra, disse que a desconfiança entre o Ocidente e o Islã estava tendo resultados desastrosos, e pediu por tolerância.

A horrível briga e a raiva provocadas pelas charges dinamarquesas mostram o perigo que surge da falha em escutar e respeitar o que é precioso e sagrada aos outros, disse o príncipe ao público.

A publicação das charges, uma das quais retratava o profeta usando um turbante no formato de uma bomba, provocou violência no mundo muçulmano. Elas foram publicadas pela primeira vez em um jornal dinamarquês, e então republicadas na Europa e em várias partes do mundo.

Charles, que instou o Ocidente a aprender com o Islã e recebeu um doutorado honorário da al-Azhar na terça-feira, está em meio a um giro que ainda inclui a Arábia Saudita, berço do Islã, e a Índia.

O respeito mútuo entre as religiões precisa ser restaurado, a fim de se superar a desconfiança que envenena a vida de tantas pessoas, disse Charles.

Isso, é claro, se torna infinitamente mais difícil pelos estereótipos e absurdos propagados por certos setores da mídia, disse.

Charles disse que não era aceitável estigmatizar os muçulmanos na Europa nem discriminar os cristãos no mundo Islâmico.

Falo sobre a experiência dos muçulmanos vivendo na Europa, que são alvo de variadas e contínuas expressões de islamofobia pelos europeus.

Falo sobre os cristãos que vivem em nações muçulmanas, que são vítimas de restrições degradantes e duras, ou alvo de abuso cometido por alguns dos cidadãos, disse.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE