Estudantes cristãos são deportados da Argélia

Portas Abertas • 29 jun 2006


Dois estudantes cristãos estrangeiros da África subsaariana foram expulsos da Argélia, e outros 12 receberam ordens para irem embora até o dia 27 de junho. As autoridades tomaram as carteiras de identidade e os alvarás de residência de vários estudantes, deixando-os sem nenhuma prova de identidade.
 
As autoridades não especificaram o motivo da expulsão. Os estudantes, entretanto, participaram de um seminário apresentado por uma famosa organização cristã em março de 2006, na cidade de Tizi-Ouzou. A reunião foi feita abertamente, e a polícia pediu os nomes e endereços dos participantes.
 
Uma nova lei que restringe o culto não-muçulmano foi aprovada em março deste ano, mas sua prescrição não deve afetar os que participaram do seminário, já que a lei só deve entrar em vigor em setembro.
 
Entre outras prescrições, a lei proíbe qualquer ação que "incite, constranja ou utilize meios de sedução para converter um muçulmano a outra religião, ou usar para esse fim estabelecimentos de ensino, educação, saúde, ou de natureza social ou cultural, ou instituições de treinamento, ou qualquer outro estabelecimento, ou qualquer meio financeiro". A punição vai de dois a cinco anos de prisão e uma multa. A lei também proíbe atividade cristã em qualquer lugar fora de uma igreja reconhecida pelo Estado.
 
A deportação dos cristãos estrangeiros preocupa os cristãos argelinos. Como um deles disse, "a Argélia é o mesmo país conhecido por sua hospitalidade para com os estrangeiros, sem distinção de raça e religião! Se esses estudantes de fora recebem tal tratamento - a fé é conhecida por todos e eles são de uma família cristã - o que vai acontecer de setembro em diante com os nossos próprios estudantes e com as nossas igrejas! Nós, cristãos de origem muçulmana - só o Senhor sabe o que o futuro vai trazer!".
 
Pedidos de oração
 
 Peça para Deus tocar nas autoridades argelinas, para que elas tomem decisões sábias e percebam quantas vidas e carreiras serão destruídas por suas decisões.
 Ore por esses estudantes afetados por essa nova política, e que estão desprotegidos por completo. Suas orações serão de grande ajuda.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco