Culto é interrompido e igreja é fechada

Portas Abertas • 8 ago 2006


Um grupo de autoridades e fundamentalistas muçulmanos interrompeu o culto dedomingo da Igreja Batista Batu Zaman, em 16 de julho, e exigiu que a igrejafechasse. A igreja foi a única que restou no subdistrito de Ciparay depois dasérie de fechamentos de igrejas em Bandung, capital de Java Ocidental.

"Quando eu estava no púlpito, notei que havia um grupo - cerca de 30pessoas - reunido em frente à igreja", contou o pastor Mathias.

O grupo,formado por autoridades locais, integrantes do Conselho de Clérigos Indonésios,jovens ativistas da mesquita local e líderes muçulmanos, insistiu em que nenhumaigreja deveria ser vista em uma área predominantemente muçulmana. Osmanifestantes quiseram ver a licença de funcionamento do prédio para realizaçãode cultos. Como havia seguranças ao redor, ninguém ficou ferido.

"Estávamos tentando obter a licença desde que a igreja foi estabelecida,em 1998", explicou o pastor Mathias. Mas as autoridades locais nunca atenderam asolicitação. "Eles receavam despertar uma desordem social na comunidade", contouele. As autoridades, entretanto, deram um consentimento verbal para que a igrejafuncionasse.

A igreja está envolvida em vários programas dedesenvolvimento comunitário e o pastor Mathias acredita que a igreja mantém boasrelações com a comunidade. Desde 2002, a igreja concedeu 50 bolsas de estudospara estudantes necessitados de diferentes religiões. Além disso, ofereceugratuitamente cursos de costura e eletrônica.

Apesar das objeções dasinstituições muçulmanas, a comunidade apoiava a igreja. "Mas recentemente,parece que eles estavam irritados conosco", acrescentou o pastor Matias.

Intensas negociações

A pressão aumentou em maiode 2006, quando um oficial remeteu uma petição para o líder da vila fazendoobjeções aos cultos da igreja. O documento estava assinado pelos moradoreslocais.

Intensas negociações e correspondência entre autoridades ecristãos começaram em junho de 2006. A igreja requisitou um local temporáriopara se reunir enquanto aguardava a licença. O pedido foi recusado.

Entretanto, uma lei revisada recentemente determina que o governo localprovidencie um local temporário de culto quando uma igreja doméstica não obtivero consentimento da comunidade vizinha. A lei determina que o requerente: 1)congregue pelo menos 90 pessoas; 2) obtenha a aprovação de pelo menos 60vizinhos de diferentes religiões, autoridades locais e um fórum de harmoniainter-religiosa.

"Queremos dar o maior destaque para esse caso. Essa é aúltima igreja", disse Simon Timorason, líder do Fórum Indonésio de ComunicaçãoCristã, em Java Ocidental (FKKI Jabar). Simon estava ajudando a igreja aconseguir a licença para realização de cultos.

Três outras importantesigrejas no mesmo subdistrito foram fechadas. Até agora, a lei revisada semostrou ineficaz em reduzir a desarmonia inter-religiosa. Desde sua decretação,em 21 de março, o FKKI Jabar registrou pelo menos 12 casos de fechamento deigrejas apenas em Java Ocidental.

Motivos de oração:

 Pela igreja - Ore para que a licençapara a realização de cultos seja aprovada por pelo menos 60 vizinhos. Ore tambémpor Simon Timoranson, que atualmente está tentando obter uma permissão dapolícia para começar um fórum de harmonia inter-religiosa, necessário paraexpedir a licença.

 Pelo pastor Mathias - Ore para que ele sejafortalecido nesse momento e que ele continue a ministrar à igreja, apesar dacrise.

 Pela comunidade de Bandung - Ore para que Deus mude ocoração dos moradores e dos governantes em favor dos cristãos.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco