Portas Abertas • 8 set 2006
Ao menos 30 pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas nesta sexta-feira em três explosões ocorridas em uma cidade de maioria muçulmana no oeste da Índia, informou a polícia.
As explosões acontecem dias depois que o premiê indiano, Manmohan Singh, divulgou um alerta das agências de inteligência sobre a possibilidade de novos ataques terroristas no país.
Os atentados ocorreram perto de uma mesquita em Malegaon (180 km ao norte de Bombaim), no Estado de Maharashtra, no momento em que milhares de muçulmanos se aglomeravam para celebrar o Shabe Barat , importante data religiosa muçulmana.
Imagens de TV mostraram pessoas correndo em pânico pelas ruas minutos depois das explosões, em meio a corpos caídos nas calçadas. Feridos eram amparados ou carregadas em macas pelas equipes de resgate.
Eu vi sete corpos sendo levados, afirmou Suresh Nikam, morador local, à NDTV.
Autoridades impuseram toque de recolher na cidade após as explosões, segundo D.K. Shankaran, do governo local. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado.
Segurança
Malegaon costuma ser cenário de conflito entre hindus e muçulmanos. O mais recente aconteceu em 2001, quando 15 pessoas morreram em confrontos religiosos.
Leia mais no Folha Online.
© 2024 Todos os direitos reservados