Portas Abertas • 22 set 2006
Milhares de pessoas protestaram contra a execução de três cristãos na Indonésia na quinta-feira, incendiando a casa de uma autoridade e libertando prisioneiros na cidade natal de um dos homens executados.
Os três militantes foram executados por fuzilamento na manhã de quinta-feira, na província de Sulawesi, apesar dos apelos do papa Bento 16 e de outros grupos de defesa dos direitos humanos.
Fabianus Tibo, Marianus Riwu e Dominggus Silva foram condenados à morte em 2001 por liderar um tumulto que matou mais de 200 pessoas numa escola islâmica.
A execução estava marcada para agosto, mas foi adiada por causa do apelo do papa e das manifestações de milhares de indonésios.
A segurança de Palu, capital de Sulawesi, foi reforçada. A violência entre as comunidades cristã e muçulmana matou milhares de pessoas nos últimos anos na região.
Segundo as informações que recebi eles foram executados sentados, com as mãos atadas. Dois estavam vendados, e Marianus Riwu recusou-se a ser vendado, disse o padre católico Jimmy Tumbelaka.
Leia mais no UOL.
© 2023 Todos os direitos reservados