Portas Abertas • 22 nov 2007
Uma série de 10 outdoors espalhados em diversos pontos de Campina Grande (PA) reacendeu a briga entre os homossexuais e os evangélicos ligados à ONG Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc).
Dias antes da Parada Gay da cidade, programada para acontecer nesta sexta-feira, dia 23, os cartazes trazem uma inscrição bíblica que foi tomada como provocação pelos gays: "E fez Deus homem e mulher e viu que era bom".
A briga entre os religiosos e os militantes homossexuais em Campina Grande não é nova. Começou em junho quando outra série de outdoors foi colocada na cidade com críticas à homossexualidade (leia mais).
Acionada na Justiça pelos representantes do movimento gay, a Vinacc teve que retirar as peças, consideradas discriminatórias. Na última segunda-feira, o militante Francisco Cleiber anunciou que vai acionar a Justiça para pedir a retirada dos outdoors.
"É discriminação e desumanidade. O homossexual é um ser humano. Esperamos que os outdoors sejam retirados antes da sexta-feira para não causar aborrecimentos. Mas, a Parada Gay vai ser realizada de toda forma. Ela já está no calendário nacional e já recebeu apoio do governo federal", disse Francisco.
O pastor Euder Faber nega que a campanha da Vinacc tenha sido planejada para ir às ruas como uma provocação aos gays antes da Parada: "Foi uma coincidência. O que há é uma preocupação em resgatar os valores, os princípios cristãos da família. Nós esperamos que desta vez não haja censura".
Leia mais sobre o PL 122/06 que está motivando diversas manifestações de homossexuais em prol da sua aprovação e a ameaça que o texto traz à liberdade de expressão e culto, principalmente para as três principais religiões monoteístas ( cristianismo, islamismo e judaísmo)
© 2025 Todos os direitos reservados