Cristãos sama desabrigados depois de tempestade vinda do mar

| 04/12/2007 - 00:00


Uma tempestade vinda do mar provocou uma maré alta e surpreendeu a cidade de Zamboanga, no último dia 27 de novembro, produzindo ventos e ondas de seis metros junto à costa leste e oeste, deixando 1.400 famílias de 14 vilas desabrigadas. A maior parte das famílias pertence à tribo muçulmana sama e há 47 ex-muçulmanos agora convertidos ao cristianismo. Duas igrejas e uma escola bíblica também foram destruídas.

Na costa leste, 15 famílias de ex-muçulmanos convertidos ao evangelho perderam suas casas e seus bens pessoais. Uma casa que funcionava como igreja e pertencia ao líder da congregação também foi destruída.

Outra igreja na costa oeste, comprada pela Portas Abertas para os cristãos sama, foi arrastada para o mar durante a tempestade. Cerca de 30 ex-muçulmanos, cujas casas também foram destruídas, buscaram abrigo com parentes e amigos que vivem em outras comunidades.

Alguns dos desabrigados, a maioria homens, voltaram ao local destruído para tentar recuperar o que sobrou de suas casas.

No momento da tempestade, um casal de ex-muçulmanos convertidos ao evangelho com seus três filhos estava na cidade de Zamboanga participando da cerimônia de formatura de um curso de liderança dirigido pela Portas Abertas.

No dia 29 de novembro, o casal ficou sabendo que sua casa havia sido destruída. Eles teriam presenciado o fato se o marido não tivesse ficado doente logo depois da cerimônia.

Livramento

A Portas Abertas ajudara o casal a comprar a casa, que funcionava como uma escola bíblica. Eles se mudaram em 2005 para o local, em obediência ao chamado de Deus. Eles também trabalhavam como distribuidores de literatura.

A Portas Abertas está mobilizando igrejas e pessoas para ajudarem no trabalho com as vítimas. Até agora, 10.000 pesos (aproximadamente US$ 200,00) foram doados, além de comida, roupas e utensílios domésticos.

"Com a quantia arrecadada, compraremos sacas de arroz, pacotes de macarrão e latas de sardinha que serão distribuídas a 15 das famílias cristãs na costa leste e a 27 famílias na costa oeste na manhã do sábado, na cidade de Zamboanga", declarou um membro da Portas Abertas. As doações serão distribuídas por uma igreja parceira.

"Ainda estamos procurando outras possibilidades de ajuda aos cristãos. Eles, com certeza, precisarão de ajuda para reconstruírem suas casas, uma vez que a escola pública se transformou em centro para os desabrigados na costa leste e já deu o prazo de apenas uma semana às famílias".

Pedidos de oração:

Lembre-se de orar para que Deus proteja os desabrigados de doenças provenientes da água e do pós-furacão. Ore também para que os cristãos ex-muçulmanos sama, na costa oeste, encontrem abrigo para suas famílias.

As autoridades locais estão distribuindo materiais de socorro. Ore para que as pessoas responsáveis sejam justas na distribuição desses bens.

Ore para que Deus dê sabedoria aos irmãos da Portas Abertas para que eles encontrem a melhor maneira de ajudar os cristãos sama sem que o resto da comunidade sinta ciúmes.

Um empregado da Portas Abertas está encalhado em uma das áreas afetadas pela calamidade, causando atraso na reunião dos ex-muçulmanos. Por favor, ore por sua segurança.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE