Painel escrito "Sorocaba é do Senhor Jesus" gera polêmica

| 23/01/2008 - 00:00


Na última segunda-feira (20) um manifesto pacífico atraiu guardas municipais e gerou revolta em alguns cristãos em Sorocaba. Um grupo de pessoas cobriu com uma lona um totem – situado na avenida Dom Aguirre – onde está impressa a frase "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo". Por cima da lona foram colocados os dizeres:  "Sorocaba respeita e acolhe todas as religiões".

O totem foi coberto às 13 horas e, meia hora mais tarde, a primeira equipe da Guarda Municipal chegou, inicialmente para averiguar o que ocorria.

Pouco depois, um homem ligado a uma igreja  – mas que não se identificou – entrou em atrito com os manifestantes, que foram obrigados a descobrir a placa sob o risco de serem detidos e levados para a delegacia. O grupo informou que não sabe se recolocará a faixa.

"Não classificamos isso como protesto, mas sim como uma correção. É apenas uma forma de tornar esse monumento mais democrático, uma vez que nem todas as religiões reconhecem a figura de Jesus. Não somos contra Jesus, mas é falta de respeito impor uma crença. A liberdade de escolha deve ser prioridade numa democracia", disse o comerciante Marcelo Bodelon Filho, um dos organizadores do ato. Ao todo, cerca de 30 pessoas colaboraram no rateio para o pagamento da faixa.

Vereador critica atitude

O vereador Carlos Cezar (PTB) foi quem fez o requerimento para a instalação do totem ao prefeito Vítor Lippi, que em dezembro de 2006 autorizou sua colocação. O vereador classificou o manifesto como um ato de desrespeito à comunidade cristã.

"O totem não visa criar uma guerra religiosa. Eles cometeram um crime contra um bem público. De maneira alguma o totem é uma forma de impor uma religião", afirma.

Segundo a assessoria da Prefeitura, a instalação do totem atendeu a uma reivindicação das comunidades católica e evangélica, as duas maiores de Sorocaba. Em nota, a assessoria declara que a prefeitura aceita debater o assunto, desde que haja contato por parte dos interessados.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE