Refugiados aprendem a elaborar projetos de geração de renda

A Portas Abertas esteve no Curdistão para dar um treinamento aos refugiados e ajudá-los a estabelecer projetos de geração de renda. Vieram ao treinamento pessoas de várias comunidades e vilas. Elas formaram três comitês de várias regiões. Cada comitê foi treinado em economia doméstica e em como os cristãos podem se responsabilizar, uns pelos outros, trabalhando juntos em projetos de geração de renda.

Depois do treinamento, os comitês foram orientados a elaborar um plano de negócio para um projeto de geração de renda na região independente do Curdistão, que fica no norte do Iraque e tem abrigado muitos refugiados da guerra, especialmente cristãos ameaçados por milícias islâmicas.

A equipe de Portas Abertas verificará todos os planos e se eles tiverem potencial para serem bem sucedidos, o comitê ganhará um empréstimo para iniciar o projeto. A linha de crédito é de U$ 35 mil para cada comitê.

Há uma visita planejada para maio, a fim de discutirmos os progressos e fazermos visitas de campo às áreas onde os projetos estão funcionando ou serão iniciados.

Avaliação do treinamento

As frases a seguir são uma tradução literal do que foi escrito pelos participantes na avaliação dos comitês:

• “Temos a honra de conhecer as mãos que fazem com que não nos sintamos sozinhos neste momento tão difícil”

• “Gostamos da comunicação e da introdução; da cooperação entre a organização e nós; especialmente por usarem a Palavra de Deus em cada sessão”

• “Estamos gratos por todos e pela força que vocês nos têm dado através da oração e das bençãos do Senhor”

• “Aprendemos sobre sentimento humano e sacrifício e também que devemos levar nosso trabalho a sério, pesquisando e estudando antes de qualquer projeto. Essa introdução foi o princípio do sucesso desta reunião porque é o fundamento de qualquer trabalho.”

Ore por essa nova visita que uma equipe da Portas Abertas fará. Interceda pela segurança da equipe e para que os projetos se transformem em ações concretas, bem planejadas e bem constituídas.