Belarus: Santa Sé anuncia visita ao país

A Anistia Internacional denunciou recentemente as restrições impostas às comunidades religiosas em Belarus, em violação do princípio de liberdade religiosa. Por isso, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, realizará uma visita oficial ao país no período de 18 a 22 de junho.

"Durante sua estadia no país, o cardeal Bertone encontrará representantes do governo, presidirá celebrações litúrgicas e outros momentos de oração na arquidiocese de Minsk-Mohilev e nas dioceses de Pinsk e de Grodno; e se reunirá com os membros da Conferência Episcopal de Belarus", anuncia um comunicado emitido ontem pela Sala de Informação da Santa Sé.

De acordo com a aplicação da restritiva Lei sobre Religiões de 2002, só as associações religiosas de raiz nacional têm direito a estabelecer mosteiros, missões e instituições educativas, assim como a convidar pessoas de nacionalidade estrangeira a pregar ou realizar outras atividades religiosas em Belarus.

Belarus é o único país da Europa e da ex-União Soviética que continua realizando execuções. A execução é levada a cabo por disparo na nuca e não é comunicada oficialmente - nem ao condenado nem a seus familiares - a data prevista para a execução, nem tampouco se informa aos familiares o local onde será sepultado o corpo.

(Com informações da Anistia Internacional)