Zaur Balaev ouve: "Ter passado um ano preso não foi o bastante?&q

| 17/06/2008 - 00:00


O ex-prisioneiro batista Zaur Balaev foi chamado por policiais e ameaçado com uma nova ordem de prisão."Ter passado um ano preso não foi o bastante? Você não aprendeu nada nos dias em que este preso? Acho que você não tem medo, mas será que se esqueceu de sua mulher, filha e filho?”. Segundo ele, essas foram algumas das perguntas que oficiais de polícia fizeram recentemente a ele, numa tentativa clara de intimidação.

A polícia proibiu a igreja de Balaev de se reunir. Kamandar Hasanov, o chefe de polícia encarregado, negou ao Fórum 18 que tenha feito ameaças a Zaur Balaev.

Zaur Balaev ganhou de volta sua liberdade em 18 de março deste ano, após uma anistia concedida pelo presidente Ilham Aliev para marcar o festival de primavera de Novruz (leia mais).

No ano passado, o pastor, com então 44 anos, foi sentenciado a dois anos de prisão com base no artigo 315, que pune o uso da violência contra oficiais do Estado no exercício de suas funções  em um julgamento marcado por uma série de irregularidades, inclusive a mudança de acusações.

Ele também se recusou dar comentar sobre outros grupos religiosos, inclusive homens muçulmanos que foram forçados a raspar as barbas e foram banidos da mesquita de Zakatala, enquanto testemunhas de Jeová foram forçadas a entregar livros religiosos durante uma invasão policial a uma residência.

Zaur Balaev disse que a polícia proibiu a igreja dele de se reunir, mas que a congregação continua se encontrando. "Eles percebem eles não podem nos mandar para fora", contou ao Forum 18. "Mas eles nos observam de perto", complementou.

Por 13 anos o pastor Zaur Balaev tentou obter o registro para manter a igreja legalizada. Dentre os inúmeros exemplos de perseguição sofridos ao longo dos anos está a recusa de funcionários do governo em conceder certidões de nascimento aos filhos de membros da igreja. Os nomes de batismo deles foram considerados inaceitáveis por funcionários de Zakatala.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE