Protesto contra PL 122/06 movimenta o Congresso

Um grupo formado majoritariamente por evangélicos esteve ontem no Congresso Nacional para protestar contra o PLC 122/06, projeto de lei que criminaliza a homofobia, e que está para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAS).

Segundo estimativa da Polícia Militar, mil pessoas aproximadamente protestaram em frente ao Senado contra a aprovação do projeto, mas os manifestantes, apesar da ação pacífica, foram impedidos de entrar no Congresso Nacional onde funcionam as duas Casas Legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Muitos dos presentes levaram faixas de repúdio à aprovação do PLC 122/06 com os dizeres: “Vão rasgar a Bíblia? A Bíblia é homofóbica? Não queremos mordaça aos cristãos!” Alguns taparam a boca com panos, simbolizando uma mordaça.

Em nome da necessidade de criminalizar a homofobia, o PLC 122/06  torna crime expressar qualquer opinião contrária ao comportamento homossexual ( leia mais).

O projeto de lei prevê detenção de um a três anos para quem for condenado por injúria ou intimidação ao expressar um ponto de vista moral, filosófico ou psicológico contrário ao dos homossexuais.

Isso significa que, na prática, a pregação de alguns trechos da Bíblia poderão ser criminalizados, a despeito das diferentes interpretações e de correntes doutrinárias.