Autoridades emitem ordem para fechamento de igreja

Uma igreja conhecida, em constante luta com as autoridades na Bielorússia, terá que transferir legalmente sua propriedade para o governo e liberar o prédio ainda essa semana.

A Igreja New Life, que se tornou um caso referencial na batalha pela liberdade religiosa na Bielorússia, foi notificada pelo departamento de Manutenção de propriedades e reparos (PMRD, em inglês), de que se não se retirassem até essa semana, a cidade “tomaria as medidas necessárias para concluir o caso”, incluindo o uso de forças de segurança do estado para reforçar a decisão.

A legislação da Bielorússia exige que todos os grupos religiosos sejam registrados, mas na prática, isso é quase impossível para as igrejas não-ortodoxas. Desde sua fundação, a Igreja New Life tem tentado se registrar, mas teve seu pedido negado em todas as ocasiões.

O prédio continua a constar nos mapas da cidade como “autorizado somente para pastagem de gado”, apesar de ser ilegal criar gado nos limites da cidade.

O pastor Stuart Windor disse: “Os acontecimentos que se seguirão terão um grande impacto na liberdade religiosa da Bielorússia. Se a New Life tiver que fechar sua portas, as outras igrejas não registradas no país temerão pelo mesmo destino.”