Ore pelos cristãos afetados por terremoto

Portas Abertas • 30 out 2009


A Portas Abertas visita a cidade de Padang, Província de Oeste Sumatra, que sofreu com a destruição causada por um terremoto
 
Às 5h16 da manhã, na quarta-feira, dia 30 de setembro, um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a Província de Oeste Sumatra. Em menos de um minuto, milhares de casas e construções foram reduzidas a entulho. A cidade capital de Padang sofreu a pior força do terremoto que destruiu mais de 60% de toda sua estrutura. O terremoto causou a morte de 1.000 pessoas, mas ainda existem muitas pessoas debaixo dos escombros, depois que um grande deslizamento de terra sucedeu o terremoto. Um colaborador da Portas Abertas voou imediatamente para Padang quando soubemos do incidente.

A preocupação com nossos irmãos

“Assim que soube das notícias, meu coração se questionava sobre qual seria a situação dos meus irmãos e irmãs em Padang, mas não havia jeito algum de falar com eles, já que os serviços de comunicação ficaram indisponíveis depois do terremoto.

Um amigo de uma organização cristã me ligou dentro de uma hora e perguntou se eu me disporia a voar com ele imediatamente para Padang. Depois de orar e refletir bastante, comprei a última passagem para um voo do dia seguinte.

Quando cheguei lá, logo encontrei meu amigo em uma base de operações no centro da cidade, dentro de uma das poucas casas que foram poupadas pela devastação. Passei a noite ali para conseguir mais informações e avaliar a situação, assim como os desafios para se enviar ajuda. No fim da tarde, tive a chance de dar uma volta de moto. Visitei o pastor de uma igreja batista na cidade. Ele me disse que sabia que 62 famílias de sua congregação estavam feridas e algumas tiveram as casas destruídas.

Fui para outra igreja localizada no “Pequeno bairro chinês” de Padang. As antigas construções no estilo chinês da área estavam realmente danificadas. As paredes estavam a ponto de desmoronar. Os prédios antigos, que tinham cerca de 100 anos de idade, tinham ido completamente ao chão. Não havia eletricidade, a não ser nos lugares que tinham um gerador de energia sendo usado.

A igreja em si estava intacta e estava lotada de pessoas se refugiando. De acordo uma declaração oficial da igreja, cinco membros tinham morrido soterrados pelos escombros enquanto tentavam escapar de casa. Em Padang, oito cristãos morreram durante o terremoto.

As igrejas de Padang foram seriamente danificadas e é impossível repará-las. Elas deverão ser reconstruídas, se os cristãos quiserem continuar a fazer os cultos em suas respectivas regiões.”

Os cristãos estão recebendo pouca ajuda

“Os cristãos de Padang, principalmente os que moram na região do “Pequeno bairro chinês” tem se sentido injustiçados, por causa da pequena ajuda que tem recebido do governo local. Os cristãos têm trocado mensagens de texto via celular para relatar que os cristãos chineses têm sido discriminados na divisão da ajuda humanitária.Em muitos lugares do país, os cristãos chineses são maltratados tanto por questões étnicas quanto por questões religiosas.

No meu segundo dia em Padang, conheci dois obreiros de duas organizações cristãs. Eles estavam interessados em ajudar os cristãos de Padang e Pariaman, mas não podiam fazer isso abertamente. Eles perguntaram se poderiam fazer isso por meio da Portas Abertas.

Na minha visita a Pariaman, que fica no nordeste de Padang, 165 famílias e indivíduos (a maior parte deles católicos) foram afetados. Quarenta e uma casas foram seriamente danificadas e outras 72 levemente afetadas, podendo ainda ser reparadas. Embora a ajuda chegue de diversos lugares, locais e internacionais, e seja decisiva, fazendo com que o estágio de socorro esteja quase no fim, esses cristãos ainda não receberam praticamente nenhuma ajuda direta. Alguns deles foram tentados a renunciar a fé em Cristo em troca de pacotes de alimentos ou assistência médica.

Pedidos de oração

1. Vamos orar para que Deus envie consolo e paz aos corações de todas as famílias que perderam suas casas e amados durante o terremoto.

2. Ore para que o Corpo de Cristo na Indonésia seja um canal de amor e esperança para a população de Oeste Sumatra.

3. A Portas Abertas, em parceria com o a Rede Nacional de Oração (RNO), entregará alimentos e remédios para as famílias de Pariaman, Padang. Ore pela saúde e segurança dos obreiros e voluntários.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco