Henan é o principal centro do movimento da igreja doméstica na China

| 28/01/2004 - 00:00


A província de Henan espalha-se pelas duas margens do rio Amarelo da região central da China. Ela presenciou um explosivo crescimento da Igreja desde o início dos anos 1970 e é o principal centro do movimento da igreja doméstica. Até estimativas da igreja oficial colocam o número de cristãos nos 5 milhões. Alguns líderes da igreja doméstica estimam em cerca de 10 milhões de cristãos, apesar desse número não estar confirmado. Certamente, alguns vilarejos têm mais de 50% de cristãos. Em 2001, havia 1.100 igrejas e 5.000 pontos de reunião registrados e milhares de pontos de reunião sem registro.

Entretanto, há apenas cerca de 100 pastores da igreja oficial, auxiliados por 394 presbíteros e cerca de 3.000 evangelistas registrados. O movimento Nascer de Novo, Igreja Fancheng e outras grandes redes de igrejas domésticas tiveram sua origem em Henan, onde começou o reavivamento nos anos 1970.

A cidade de Dengzhou viu um crescimento de 2.000 cristãos em 1949 para 30.000 em 1984 e 50.000 em 1999. Alguns relatórios estimam a população cristã de Fancheng em 31% (300.000 dos 970.000).

No início dos anos 1980, as igrejas domésticas estavam mandando evangelistas para outras províncias. O reavivamento entre as igrejas domésticas presencia um vigoroso evangelismo itinerante.

Entretanto nos últimos anos, Henan presenta também o crescimento do extremismo em várias seitas que divide as igrejas existentes. A maior parte dos cristãos constitui-se de camponeses com níveis inferiores de instrução.

Líderes da igreja doméstica de Henan dizem Muito Obrigado

Eles estavam tão excitados como um grupo de escolares que estão para receber um presente inesperado! Eram sete importantes líderes da igreja doméstica e professores da escola bíblica de Henan, China central.

Meus colaboradores e eu havíamos acabado de realizar uma sessão obtendo mais informação sobre a literatura deles e as necessidades de treinamento, e como Portas Abertas tem beneficiado suas redes de igrejas domésticas até agora.

Antes de concluirmos nosso momento de comunhão em oração, perguntamos se eles gostariam de mandar suas saudações através de uma fita de áudio a todos os irmãos e irmãs do mundo livre que têm sido seus parceiros no ministério com suas orações e ofertas. Foi isso que os deixou a todos empolgados: a oportunidade de se comunicarem com a outra parte do Corpo de Cristo. Como isto foi importante para eles!

Eles não perderam tempo em selecionar um porta-voz cujo sotaque provincial não fosse difícil demais de ser compreendido. Outro líder compôs o que todos eles tinham no coração a dizer. Um outro colaborador ajudou a acrescentar o polimento final ao texto. Finalmente, todos eles estavam prontos e um silêncio caiu sobre a sala quando a gravação começou. Nervosamente, o líder nomeado começou mas tudo o que demorou foram duas tomadas (dois takes) e arquivo de áudio que está ligado a isto foi gravado.

A seguir, a tradução das palavras do coração deles:

Graças sejam dadas a Deus por nos dar a oportunidade de nos confraternizarmos, por trazer Seus colaboradores ao nosso meio e por nos dar um momento para abrirmos o coração em gratidão. Da comunhão com estes colaboradores, sabemos com certeza que os nossos irmãos e irmãs de outras partes do mundo estão oferecendo seu apoio financeiro, seu tempo e também seu coração a nós para nos ajudarem, e que eles oram por nós dia e noite. Estamos profundamente gratos por sua contribuição altruísta. Louvado seja o Deus Pai. Perante o Senhor, nós oramos por vocês e pedimos a Ele que abençoe a todos vocês porque fomos grandemente beneficiados com toda a ajuda que vocês nos têm dado. As Bíblias de formato grande e pequeno, os materiais de escola dominical, as Bíblias para Crianças etc., todos foram úteis a nós. Muito obrigado a vocês todos.

Estes líderes importantes quiseram também mandar o encorajamento deles aos irmãos e irmãs do mundo livre na forma de um cântico.

O cântico envia saudações de pastores da igreja doméstica e fala sobre a bondade do amor fraterno. Ele encoraja também os irmãos e irmãs a não esquecerem de amar e orar uns pelos outros.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE