Ore pelos cristãos do Brunei hoje

Nesta sexta-feira (9), o Globo Repórter exibe um especial sobre o Brunei, localizado no sudeste da Ásia. O programa vai mostrar como vive a população deste pequeno país, que tem o governante mais rico do mundo e os moradores não pagam impostos, também ressaltando as curiosidades do local, com visitas a mesquitas e a um hotel-palácio.

Nesse pequeno Estado muçulmano, o respeito pela liberdade religiosa tem diminuído. O Departamento de Estado relata que os “não muçulmanos foram proibidos de receber ensino religioso em escolas particulares (antes era permitido)”. Além disso, “entre as linhas denominacionais, líderes religiosos não muçulmanos declaram que foram sujeitos a pressões, e alguns foram ameaçados com multas e prisões. Há relatos de monitoramento de igrejas e interceptação de carregamentos e correspondência”. As autoridades também têm limitado o uso de literatura e locais de culto para as minorias religiosas.

Quando ouvir sobre o país, o mais importante é que você se lembre de seus irmãos que estão lá e precisam de sua ajuda e oração.

Pedidos de oração

•    A oração é uma parte muito importante no dia a dia do povo de Brunei. Enquanto eles oram, vamos pedir a Deus que se revele a eles. Ore também para que os rituais e tradições sirvam para abrir seus olhos para a Verdade.

•    Ore para que os cristãos de Brunei expressem o amor e a compaixão de Jesus Cristo ao viverem sua fé em seus lares e locais de trabalho. Peça a Deus para que sejam sal e luz para as pessoas com quem interagem diariamente.

•    Alguns cristãos e líderes são renomados por seu conhecimento e habilidade em empreendimentos. Ore para que o favor de Deus os cerque e para que seu nome seja honrado à vista daqueles que se aproximarem deles em busca de ideias.

•    O islamismo é tanto a herança espiritual quanto a identidade nacional do Brunei. Os muçulmanos malaios que se convertem a outras religiões, como o cristianismo, têm que enfrentar muitas pressões vindas de muitos níveis. Vamos nos lembrar deles em nossas orações, para que sejam encorajados.

•    Os cristãos são desencorajados a compartilhar sua fé e penalizados se o fizerem. As igrejas correm risco de serem fechadas, caso se descubra que ex-muçulmanos frequentam os cultos. Peça ao Senhor para lhes dar sabedoria ao praticar a fé e ao ministrarem aos ex-muçulmanos.

•    Os muçulmanos malaios são maioria na população do Brunei. Ore para que Deus se revele àqueles que o buscam de todo o seu coração.

•    É impossível saber com certeza quantos ex-mulçumanos existem em Brunei e onde eles vivem, apesar dos muitos relatos sobre sua existência. O isolamento é uma luta constante para eles. Ore para que o Senhor lhes dê conforto e segurança, e para os reúna a fim de que tenham comunhão com outros irmãos.

•    Lembre-se de orar pelo Corpo de Cristo no Brunei, porque os cristãos correm muitos riscos quando falam do amor de Deus para outras pessoas. Que eles possam ser verdadeiras testemunhas onde Deus os colocar.

•    Ore pelos cristãos em seus locais de trabalho, para que eles possam realizá-los com excelência e máxima integridade, para que o evangelho de Cristo alcance as pessoas ao redor.