Deputados rejeitam plano de proibir a burca em espaços públicos

| 22/07/2010 - 00:00


A Câmara dos Deputados da Espanha rejeitou nesta terça-feira, por 183 votos a 162, uma moção da oposição conservadora que pede ao governo a proibição nos espaços públicos do uso do véu integral islâmico. A decisão acontece semanas após parlamentares na França e na Bélgica terem votado a favor da proibição da vestimenta.

É a primeira votação do tema na câmara baixa do Parlamento espanhol, depois que a proposta foi aprovada pelo Senado em 23 de junho.

Apresentada pelo opositor Partido Popular (PP) e apoiada pelos nacionalistas catalães, a iniciativa defende a realização "das reformas legais e regulamentares necessárias" para proibir "o uso dos véus integrais, assim como quaisquer outros adereços que ocultem o rosto e dificultem a identificação da pessoa e a comunicação visual" em espaços públicos que não tenham finalidade estritamente religiosa.

"É muito difícil entender que seu partido defenda que é livre quem renuncia a sua liberdade e a sua identidade e muito difícil de entender que, enquanto nossas tropas lutam pelas liberdades no Afeganistão, o governo não tenha a coragem de defendê-las aqui, na Espanha", defendeu a porta-voz do Grupo Popular, Soraya Sáenz de Santamaría.

Opositores da proibição alegam que ela vai ferir a democracia e violar os direitos religiosos, enquanto defensores dizem que é uma questão de segurança nacional e de adaptação aos costumes locais.

Calcula-se que na Espanha residem mais de um milhão de muçulmanos, que representam cerca de 2,3% da população. Segundo fontes oficiais, 775 mil marroquinos residem legalmente na Espanha, o que a transforma na comunidade estrangeira mais numerosa do país.

No mês passado, Barcelona tornou-se a primeira grande cidade na Espanha, país de maioria católica, a proibir o véu integral em prédios públicos, como supermercados e bibliotecas, juntando-se às pequenas cidades de Lerida e El Vendrell, também na Catalunha, no nordeste espanhol.

Links:
Entenda a diferença dos véus
Governo francês contra a burca

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco