Igreja Ortodoxa intimada pela ex-KGB antes de uma eleição de sua lider

| 19/02/2004 - 00:00


Oficiais da FSB (antiga KGB) estavam agindo fora da inércia quando eles intimaram o clero da Igreja Fiéis Antigos na véspera da eleição da liderança dessa igreja e deixaram claro que eles preferiam um dos dois candidatos, na visão do assistente dos dois recém eleitos Andrian e Alimpi.

Falando ao Forum18 NewsService na sede da Igreja Ortodoxa Fiel Antigo em Moscou no dia 13 de fevereiro, Romil Krustakev observou que a FSB tinha procedido conforme as mesmas práticas antigas que usavam para se referir à igreja. Ele ressaltou entretanto, que o bispo Andrian de Kaan e Vyatsk foi eleito com 167 votos no dia 9 de fevereiro em voto secreto, em que o candidato aparentemente preferido pela FSB, Bispo Ioann de Kostroma e Yaroslavl, recebeu 59 votos.

No dia 10 de fevereiro o website Portal-Creto de relações religiosas da Rússia relatou que a maioria dos padres da Igreja Fiéis Antigos que eram forçados a participar em discussões sobre eleições com oficiais da FSB no dia 8 de fevereiro recebeu a impressão de que representantes do Estado apoiaram a candidatura do bispo Ioanm.

Romil Khrustalev disse ao Forum18 que sua igreja não tinha a menor idéia do por que o serviço secreto russo pode ter optado em ver Ioanm eleito ao invés de Andrian. Entretanto, ele mesmo ressaltou que, Andrian é 26 anos mais novo que seu rival, e representa uma nova tendência - o rejuvenecimento de nossa igreja depois de um período de estagnação. De acordo com Khrustalev, o novo eleito é especificamente renomado para pregar, incluindo a criação de dez novas paróquias nas dioceses em Kazan e em Vyatsk desde sua consagração como bispo em 2001. Uma notícia na eleição recente transmitida pelo canal NTV no dia 12 de fevereiro assumiu que Andrian tem uma reputação de ser um bispo bem ativo e de pureza de fé.

Khrustalev reconheceu ao Forum18 que o interesse da FSB na eleição do novo líder de sua igreja foi estranho: Mesmo que existisse 4 milhões de igrejas Fiéis Antigos na Rússia, isso faria parte somente de uma pequena porcentagem da população. Ele também ressaltou que a única influência dessa igreja na população era espiritual: Não estamos ligados a assuntos políticos. De acordo com Khrustalev, membros da Belokrinitsa Concord (maior filial da Fiel Antigo na Rússia, que possui uma herança e retém todos os sete sacramentos) estão com todos os 230 padres registrados junto ao Estado, apoiando o serviço militar e não aceitando a rejeição de passaportes ou números de identificação tributária.

No dia 16 de fevereiro um porta voz no centro de imprensa da FSB informou ao Forum18 que questões enviadas em escrito seriam respondidas dentro de sete dias. Enquanto que um decreto presidencial de 11 de agosto de 2003 permite a FSB participar nas organizações de segurança para eventos religiosos, a lei da Rússia de 1995 De Atividade Operacional Investigativa proíbe orgãos do Estado de participar secretamente na atividade de organizações registradas com o intúito de influenciar a natureza de tal atividade.

O Portal-Credo também relatou que o apoio à candidatura de Ioanm foi similarmente expressado durante um encontro no dia 28 de janeiro entre Kirill de Smolensk e Kalingrado da Igreja Ortodoxa Russa e os representantes da Concórdia Belokrinitsa pelas autoridades moscovitas. Tanto Khrustalev como Petrovsky disseram que a Matriz em Moscou apoiou a posição da Igreja Fiel Antigo.

Em geral, Romil Khrustalev disse ao Forum18 que sua igreja não encontou discriminação ao negociar com as autoridades russas. Embora recusasse templos inativos que pertencera à Igreja Ortodoxa Russa em Irktuskm, Barnaul e Ioshkar-Orla, as paróquias da Fiéis Antigos receberam novos terrenos em que foram construídas novas igrejas. Em Kostrona e Yaroslavl, houve situações em que as autoridades do Estado pretendiam retornar com os antigos templos da Fiéis Antigos à Matriz em Moscou, mas reconsideraram essa idéia depois de protestos pela Concórida Belokrinitsa. Em relação aos itens individuais da propriedade da igreja, Khrustalev comentou que oficiais do governo com frequência retornam automaticamente ícones da Fiéis Antigos à Matriz de Moscou, Estamos descontentes com a política do Estado, disse Khrustalev.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE