Portas Abertas • 2 out 2010
Um colaborador da Portas Abertas Internacional visitou recentemente o pastor Yohanna Gyang para ver como tem se recuperado dos ataques a cidade de Jos, de março deste ano, e entregar-lhe cartas da campanha lançada pelo Evangelische Omroep (programa de orientação religiosa transmitido nos Países Baixos, em inglês, EO) em parceria com a Portas Abertas Internacional.
Após uma visita para filmar a destruição dos conflitos em Jos, um apresentador holandês cristão do EO encontrou o pastor Yohanna Gyang, que perdeu a esposa e a filha na violência religiosa no bairro de Dogo Nahawa, Jos. Após este encontro, a EO iniciou a campanha de carta.
Hoje ele está mais forte, inspira coragem e ousadia, mas a memória do horrível assassinato perpetua e desaparece lentamente. Embora tenha seus momentos difíceis, o sorridente Gyang tem esperança quanto ao futuro. Quando sua esposa e filha foram mortas, cartões de incentivo e orações de cristãos de outros países ofereceram-lhe a paz.
Além das perdas familiares nos ataques, o pastor também perdeu membros de sua igreja, e o próprio templo que foi incendiado. Mas o pensamento de uma multidão orando por ele ajudam-no a ter uma imensurável esperança e paz.
Gyang sente que o Senhor lhe tem ministrado de uma maneira especial. Sua igreja foi reconstruída, e os membros ainda se recuperam gradativamente da tragédia.
Em declaração ao colaborador da Portas Abertas Internacional, o pastor disse: "Tenho recuperado a alegria perdida e posso dizer que foram as orações dos fiéis que fizeram isso na minha vida. Perdoei os assassinos de minha esposa e filha, e oro para que eles se arrependam de seus atos pecaminosos e aceitem a Cristo como seu Senhor e Salvador. As pessoas que dispuseram tempo para falar com o Senhor a meu respeito, devem saber que suas orações foram atendidas. Eu estou fortalecido e não sei como agradecer-lhes pelo amor por mim. Que o bom Deus os abençoe grandemente."