A necessidade de Bíblias em Cuba

| 02/03/2004 - 00:00


Um contato de Portas Abertas em Cuba traz um relatório sobre a necessidade de Bíblias no país. Durante minha última viagem à ilha de Cuba, eu pude fazer uma pesquisa sobre a necessidade de Bíblias com nossos contatos e minhas conclusões foram que em áreas rurais a maior parte das igrejas não possuem Bíblias para os novos convertidos e de que apenas 40 a 60% da congregação possuíam uma Bíblia.

Eu também acabo de receber uma pesquisa independente de um casal de colaboradores, João e Maria (nomes fictícios).

Este casal pesquisou 29 igrejas de 5 denominações diferentes localizadas em 8 províncias de Cuba. O que eles acharam apenas confirmou o que nós também estimávamos que fossem as necessidades de Bíblias. Eles descobriram que:
 em 17 igrejas metodistas pesquisadas, apenas 43% dos membros tinham uma Bíblia;
 em 3 igrejas batistas eram 53%;
 em 8 igrejas petencostais a porcentagem foi de 46%; e
 em uma igreja de uma pequena denominação, 15% dos membros tinham Bíblia.

A pesquisa feita pelo casal serviu para abrir os olhos considerando que eles apenas pesquisaram membros ativos. Eles não consideraram membros novos, que como eu mencionei acima, não costumam receber uma bíblia após a conversão.

Além disso, podemos deduzir pela pesquisa que grandes denominações possuem melhores chances de acesso a Bíblias, seja através do conselho de distribuidores de Bíblias para as igrejas que entram em Cuba através da Sociedade Bíblica, ou compradas no mercado negro.

Pequenas denominações possuem menor acesso na obtenção de Bíblias, tanto que suas porcentagens são bem menores (apenas 15% dos membros possuem Bíblias).

A maior parte dos novos convertidos não estão recebendo sua própria Bíblia. Estamos falando de um grande número de pessoas, pois já há um reavivamento em Cuba.

Nossas estimativas e essa pesquisa independente mostra que de 50 a 55% dos membros não possuem uma Bíblia, os adicionais 15 a 20% são dos novos convertidos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE