Outras religiões: Universidade e polícia secreta atacam seguidores de

| 10/03/2004 - 00:00


Palestrantes na universidade estadual de Urgench - Uzbequistão - estão deliberadamente perseguindo estudantes devotos da seita Hare Krishna, exigindo que eles renunciem a fé deles, disse ao Forum18 Razumboi Khasanov, adepto desta religião no dia 1 de março em Urgench. Ele disse que esta campanha começou no ano passado com um discurso do professor de ciências naturais Razmubai Ischanov atacanto adeptos desta seita. Enquanto admitia que ele falara contra os estudantes hare krishna, Icshanov categoricamente negou ao Forum18 no dia 2 de março que expulsaria todos os estudantes hare krishna, mesmo tendo uma cópia do Alcorão em seu escritório jurando que ele nunca ameaçara estes estudantes com expulsão.

Em seu discurso de novembro do ano passado, muitas estudantes dessa seita começaram a passar por problemas em suas vidas particulares. Logo em seguida boatos começaram a se espalhar por toda a universidade de que essas estudantes eram prostitutas e, levando em consideração o conservadorismo na sociedade uzbeque, vários de seus noivos as abandonaram. Khasanov reclamou que o discurso de Ischanov foi interpretado como um sinal para um início de uma perseguição aos hare krishna. Um palestrante do curso de ciências naturais forçou um estudante hare krishna a comer carne e beber vodka, sabendo que eles não podem comer carne e nem fazer uso de bebida alcoólica.

Khasanov informou ao Forum18 que depois do discurso de Ishanov ele telefonou ao Serviço de Segurança Nacional (NSS, da ex-KGB) e sugeriu que eles viessem até a sua casa e olhassem toda a sua literatura. Ele explicou aos oficiais da NSS que traduziu literatura hindu do russo para o uzbeque. As pessoas que estão sendo chamadas de hare krishna na universidade na verdade não fazem parte desta seita - eles estão simplesmente estudando a filosofia hindu, mencionou ele. Eu também expliquei ao NSS que eu distribuí livros de literatura hindu aos estudantes e não há nada de ilegal nisso. Os oficiais não tomaram nenhuma atitude punitiva contra mim, mas desde então meu apartamento está sob vigilância.

Loila Babajanova, do 4º ano e devota do hare krishna do curso de ciências naturais, relatou os problemas que ela tem passado. Basicamente nos sentimos como leprosos na universidade, disse ela ao Forum18 no dia 1 de março em Urgench. Nossos quartos no alojamento da universidade são conhecidos como quarto dos Krishna e os seguranças não permitem qualquer visita em nosso alojamento, alegando que recebeu ordens superiores para isso. Ela disse que os hare krishna não podem carregar qualquer literatura religiosa na universidade caso contrário serão imediatamente acusados de pregar essa crença (sob a lei, atividades que visam converter fiéis de uma fé para outra são consideradas ilegais). Estamos sendo ofuscados e o reitor da faculdade sabe precisamente quando visitamos Khasanov. Não sabemos exatamente quem está nos ofuscando, se é a universidade ou a própria NSS.

Ischanov admitiu a verdade da maioria das reclamações e não negou que ele classificara os hare krishna como terroristas. Esses religiosos tentaram um golpe de estado na Rússia, sendo que esse fato é conhecido, e acho estranho que você não tenha ouvido falar a respeito, Ischanov disse ao Forum18 no dia 2 de março. Ele também disse que descobriu que os hare krishna lêem o Kama Sutra de suas fontes anônimas.

Enquanto Ischanov negava categoricamente que ele ameaçara os hare krisha, ele continuou determinado em manter a crença hare krishna fora da universidade. A religião está separada do estado no Uzbequistão, mas as coisas ainda não chegaram ao ponto onde os hare krishna abertamente participam de palestras, disse ele ao Forum18. Eles podem pregar, contanto que isso ocorra em uma residência particular, mas eu não irei permitir distibuição de artigos de hare krishna dentro das instituições educacionais.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE