Demolição de tenda evangélica

| 04/05/2004 - 00:00


Inspetores da cidade de Leskovac, junto com três viaturas policiais, uma equipe de uma distribuidora de energia e uma demolidora, tentaram executar uma decisão tomada na Suprema Corte Sérvia de demolir uma tenda usada pela Igreja Evangélica Romana. Quase mil cristãos desta igreja, reunidos tanto em uma tenda como em um pátio, realizaram um evento de louvor, fazendo com que a demolição não fosse realizada.

No mesmo dia, a igreja e representantes da comunidade, com o inspetor chefe do prédio e um comandante da polícia, fizeram um abaixo assinado para adiar a decisão da corte até que o conselho municipal fizesse outra locação para a tenda em uma região diferente da cidade. Representantes da comunidade estão unidos em apoiar a disputa da igreja junto às autoridades para permitir que a recolocação da tenda aconteça. Membros da igreja estão determinados a resolver o problema sem qualquer atrito, e muitas organizações religiosas estão apoiando a vontade da igreja para uma resolução pacífica sobre esta questão.

Nedzip Eminovic, coordenador do Conselho Municipal para essa comunidade evangélica, disse ao Forum18 no dia 30 de abril em Leskovac, que nós mostramos um memorando. Agora, cabe à igreja completar o projeto para comprar um lote de uma terra (que estará disponível pelo Conselho Municipal). Quando o procedimento do Conselho estiver completo, a igreja estará livre para ter seu prédio.

O terreno onde a tenda está localizada, pertence a nós, disse Selim Alijevic, pastor desta comunidade evangélica, e, embora a tenda está considerada ilegal, assim também estão as outras quatrocentas e sessenta casas e prédios de nossa vizinhança. Esse terreno é para ser uma área de fornecimento de água. Sendo assim, é proibido construir qualquer tipo de prédio. Entretanto ninguém, em todo o subúrbio, recebeu uma ordem de demolição, com exceção da gente. Já recorremos a várias cortes durante os últimos dois anos, e agora a decisão final foi tomada. Temos que partir, pois a Suprema Corte negou nossa apelação. Durante o processo de apelação, uma recorrência escrita de duas mil e duzentas pessoas foi enviada ao prefeito, ao primeiro ministro sérvio Vojislav Kostunica e a Rasim Ljajic, ministro para as minorias da Sérvia e Montenegro.

Pela ordem da Suprema Corte da Sérvia, de número 1636/03, relacionada à Igreja Evangélica Centro Espiritual em Leskovac, a decisão se tornou executiva no dia 30 de abril de 2004, de acordo com o que disse Zoran Dojcinovic - chefe inspetor do prédio - em sua declaração à imprensa, na tenda da igreja em Leskovac. Os inspetores do prédio vieram para demolir a tenda. Como ficamos incapacitados de iniciar o processo devido ao enorme número de pessoas e fiéis, adiamos a demolição. Tivemos um encontro com representantes locais da igreja, e concordamos que eles concedessem garantias que eles mesmos iriam remover a tenda para um novo local, uma vez que a locação for concedida a eles. Isso é tudo que eu posso dizer.

Aquele pedaço de terra é um lixão, disse ao Forum18 Stanko Stankovic, idoso da Igreja Evangélica Sérvia de Leskovac, igreja mãe da Comunidade Romana. Isso era um terreno para extração de argila, mas os buracos nunca foram tapados. O Conselho precisa nivelar a terra, e eles nos prometeram que iriam fornecer água, encanamento de esgoto e pavimentação. Sendo assim, nós mesmos iremos retirar a tenda.

A raiz de todos os problemas é alguns dos vizinhos sérvios, que não gostam das reuniões da comunidade neste atual local, e nem da própria comunidade, como afirma uma declaração em escrita ao Forum18 pela Igreja Evangélica em Leskovac, assinado por dois pastores das igrejas evangélicas sérvias e romanas. Eles estão usando meios políticos em uma tentativa para nos retirar da vizinhança (apesar do fato que nossos vizinhos são da igreja Romana). O motivo legal que eles encontraram foi o fato que nossas terras ficam junto a um aterro sanitário de fornecimento de água, onde o prédio passou a estar localizado em área proibida. O interessante é que, nessa área, existem quatrocentos e sessenta e três residências, bem como a indústria farmacêutica Zdravlje. Ficamos imaginando como que esses outros prédios não estragaram a água. Estamos preparados para apoiar um projeto para providenciar filtros especiais de água para prevenir qualquer possibilidade de poluição, mas a única resposta que conseguimos é: demolição.

Ainda temos que ver com o prefeito o desfecho disso, mas até agora, temos um bom entendimento, disse ao Forum18 o pastor Alijevic, depois que os inspetores e policiais deixaram o local. Queremos que ele conceda condições justas no novo local, e compraremos outro, preparando toda a documentação necessária. Iremos nos mudar daqui, assinamos esse acordo com o inspetor Dojcinovic.

Maksut Bakic, membro do Conselho Municipal da comunidade, comentou que Demolição dessa tenda seria um ato dramático para a comunidade como um todo, e não somente aos fiéis. Eu penso que esse novo compromisso é para o benefício de todos. Faremos o possível para construir uma igreja decente, já que é do interesse de nossos fiéis permanecerem na tenda.

O presidente da iniciativa Fórum para a Romana, uma ong local, Tane Kurtic, ressaltou ao Forum18 que Essa denominação está se tornando uma religião nacional para as pessoas dessa região. Existem cerca de nove mil pessoas da etnia romana em Leskovac, qüatorze mil nessa região, e 2.560 pertencentes a esta igreja. Nos últimos três anos o número de evangélicos cresceu bastante e vai continuar a crescer. Essas pessoas precisam ter o próprio templo delas, para adoração a Deus, já que desejam desfrutar de liberdade. Neste caso precisamos ajudar a comunidade local, mas também esperamos apoio da maioria da população sérvia.

A igreja evangélica é a denominação que mais cresce na Sérvia e Montenegro tendo pelo menos dez agências missionárias e dez igrejas recém plantadas nos últimos dois anos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE