Internet vira "ferramenta vital" para radicais islâmicos

| 20/05/2004 - 00:00


As imagens de vídeo que mostram a decapitação do americano Nick Berg no Iraque foram exibidas em um website islâmico - uma entre muitas páginas da internet que apareceram nos últimos anos com o objetivo de propagar uma radical mensagem antiocidental.

Muitas têm publicado mensagens cuja autoria é atribuída à organização Al-Qaeda, embora a seja difícil de conferir o quanto tais afirmações são verdadeiras.

Alguns analistas já descreveram o ciberespaço como o novo ponto de encontro da Al-Qaeda.

Milhares de páginas radicais islâmicas estão agora ao alcance dos internautas em vários idiomas.

Desde os ataques de 11 de setembro de 2001, elas têm sido analisadas com atenção cada vez maior por especialistas na área de inteligência.

Ferramenta vital

Desde que os líderes da Al-Qaeda foram expulsos do Afeganistão, a internet vem se tornando cada vez mais importante como um instrumento para que eles se comuniquem entre si e também com seus correligionários.

A rede também se tornou uma ferramenta vital para a organização difundir sua mensagem.

Na semana passada, uma gravação atribuída a seu principal líder, Osama Bin Laden, foi publicada em dois websites dedicados à Jihad (guerra santa islâmica).

Várias outras páginas do mesmo tipo abrigam ameaças e reivindicações que eles dizem ter origem na Al-Qaeda ou em grupos ligados à organização.

Especialistas consideram difícil verificar estas afirmações, assim como os governos ocidentais têm descoberto que é virtualmente impossível rastrear a origem exata dos websites.

A maioria das ameaças não cita um alvo específico.

Uma exceção foi uma página que, em dezembro passado, descrevia um plano para uma série de ataques a bomba que coincidiria com as eleições gerais da Espanha - ameaça levada a cabo pelos ataques de março em Madri.

Incidentes como esse naturalmente aumentam a seriedade com que os serviços secretos ocidentais estão tratando o crescente fluxo de mensagens de militantes islâmicos na internet.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE