Portas Abertas • 31 out 2022
Os princípios da Reforma Protestante podem ser vistos na vida dos cristãos perseguidos
No dia 31 de outubro de 1517 começou em Wittemberg, na Alemanha, a Reforma Protestante. Nessa data, Martinho Lutero publicou um documento chamado de 95 teses com suas ideias sobre o cristianismo. Nele estão inseridos os cinco solas, que contêm os princípios fundamentais da Reforma.
Entre os impactos da Reforma, temos a Bíblia, que antes era utilizada apenas em latim, e passou a ser traduzida para língua local. Além disso, orações, como a do Pai Nosso, também deixaram de ser feitas em latim, se tornando de fato compreensível para as pessoas que frequentavam a igreja.
Como hoje completa-se 505 anos dessa verdadeira revolução religiosa, convidamos você a refletir nos pontos em comum entre os solas, os valores da Portas Abertas e a Igreja Perseguida.
O primeiro é o Sola Fide, traduzido como somente a fé. Em concordância, um dos valores da Portas Abertas é “somos pessoas de fé”. Mas como isso se relaciona com os cristãos perseguidos? Por conta da pressão e situações enfrentadas, nossos irmãos e irmãs precisam fortalecer a fé.
Com o Sola Scriptura, somente a Escritura, percebemos a importância dos textos sagrados no valor “a Bíblia dirige nossa vida”. Isso se reflete em casos como dos cristãos secretos que precisam se manter firmes na palavra de Deus mesmo durante a perseguição. A Bíblia é uma necessidade básica, porque nela encontram respostas e forças para seguir em frente.
No valor “nossa vida é dedicada a Cristo e sua grande comissão” vemos relação com o Solus Christus, somente Cristo. Jesus veio para alcançar aqueles que estavam distantes do pai e nos incumbiu de fazermos o mesmo, deixando a missão do ide. Isso não é diferente para os cristãos perseguidos.
A Portas Abertas entende que “nossa tarefa é atender as solicitações da Igreja Perseguida” e um dos aspectos necessários para seus membros continuarem em meio a tantos desafios está no Sola Gratia, somente a graça. Ao entender a graça de Deus, nossos irmãos terão forças para continuarem suas jornadas. Muitos deles experimentam situações de violência e trauma intensos.
E, como o próprio Jesus fala no Sermão do Monte, ao sermos luz, as pessoas veem nossas boas obras e glorificam ao pai que está nos céus. “Nosso objetivo maior é a glória de Deus”, o que está de acordo com o último ponto apresentado, Soli Deo Gloria, glória somente a Deus. Agir em favor da Igreja Perseguida cria um cenário em que o nome de Deus é glorificado.
Para saber mais sobre o que foi a Reforma Protestante e como ela aconteceu, leia nosso artigo completo sobre o assunto.
© 2024 Todos os direitos reservados