O que é a Lista Mundial da Perseguição 2022?

Veja a resposta dessa e de outras dúvidas sobre o ranking de países mais perigosos para os cristãos

| 08/01/2022 - 08:00

A partir da Lista Mundial da Perseguição, os cristãos mais necessitados são apoiados pela Portas Abertas

A partir da Lista Mundial da Perseguição, os cristãos mais necessitados são apoiados pela Portas Abertas


A Lista Mundial da Perseguição é um ranking de 50 países onde há maiores níveis de perseguição aos cristãos. Ela é resultado da pesquisa criada com o objetivo de monitorar e medir a hostilidade enfrentada pelos seguidores de Jesus em todo o mundo.

Com uma metodologia própria, auditada pelo Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom – IIRF), a LMP revela quanta pressão e violência os seguidores de Jesus têm enfrentado em países da África, América Latina e Ásia. A partir desses dados, é possível criar projetos que fortaleçam física, mental e espiritualmente nossos irmãos e irmãs na fé.  

Quais fontes a Portas Abertas usa para fazer a Lista Mundial da Perseguição?  

Os dados para fazer a Lista Mundial da Perseguição são recolhidos de três maneiras diferentes. A primeira é a análise global de países, que é feita pela consulta de fontes como Freedom House, Pew Forum e Departamento de Estado dos Estados Unidos, com informações da internet e de outras buscas sobre a perseguição aos cristãos. 

Quando há sinais de alerta na análise global, o departamento de pesquisa da Portas Abertas faz uma investigação utilizando um questionário mais resumido do que o da LMP. Ao confirmar que o motivo da perseguição é religioso, o questionário da LMP completo é enviado a especialistas e contatos-chave nos países analisados.  

Em casos em que a perseguição é muito visível, o questionário da LMP é aplicado imediatamente após a análise global, ou mesmo sem ela. Normalmente, os dados são coletados no período de pesquisa (entre 1 de outubro até 30 de setembro do ano seguinte). 

Quando surgiu a Lista Mundial da Perseguição? 

A primeira Lista Mundial da Perseguição foi publicada em 1993 e até hoje ela é divulgada anualmente. Mas, com o passar dos anos, a metodologia da pesquisa foi sendo aprimorada para aumentar credibilidade, objetividade, transparência e qualidade acadêmica. 

Veja quais os países elencados na LMP 1993.

 

 

O que acontece com os países que não têm casos de perseguição suficiente para entrar na LMP?  

Após recolher os dados e analisá-los, os pesquisadores da Portas Abertas classificam os países com notas que vão de 0 a 100. As 50 nações que tiverem mais pontos entram na Lista Mundial da Perseguição, as próximas com pontuação acima de 41 integram a Lista de Países em Observação. Os países que fazem 40 pontos ou menos são classificados como tendo perseguição variável. Eles são monitorados pela Portas Abertas, mas não constam nem na Lista Mundial da Perseguição e nem na Lista de Países em Observação.
 

Receba a Lista Mundial da Perseguição 2022

No dia 19 de janeiro, a Portas Abertas divulgará a Lista Mundial da Perseguição 2022, com novos dados sobre a pressão e violência que nossos irmãos e irmãs enfrentam ao redor do mundo. Para receber em primeira mão a LMP 2022, basta cadastrar o seu e-mail. Assim, você receberá tanto o mapa quanto o e-book com as informações atualizadas dos 50 países integrantes desse ranking. Inscreva-se e receba a LMP 2022!


 


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE