Ore pelas eleições em Burkina Faso

O país vai às urnas neste final de semana para eleger presidente e legisladores

| 20/11/2020 - 16:30

Muitos cidadãos não poderão votar após perderem os documentos em conflitos no país

Muitos cidadãos não poderão votar após perderem os documentos em conflitos no país


No dia 22 de novembro, acontecerão as eleições em Burkina Faso, em meio à insegurança como resultado de uma rebelião militar islâmica. A votação escolherá o novo presidente e legisladores nacionais. O atual chefe executivo, Roch Marc Kaboré, assumiu o cargo em dezembro de 2015 e espera ganhar um segundo mandato de cinco anos.

Mais de um milhão de pessoas tiveram que deixar as residências durante um conflito violento contra o poder, e muitas delas não poderão votar devido à perda de documentos de identificação. Em julho, os partidos políticos votaram para tornar a eleição válida com base nas áreas onde as pessoas podem votar, em vez de exigir que as cédulas fossem lançadas em todo o país. Candidatos cujos eleitores estão principalmente em aldeias inalcançáveis devido à violência temem não obter os números necessários para ganhar assentos legislativos.

As eleições desse final de semana são o segundo pleito em Burkina Faso desde a independência da França, em 1960. A primeira votação foi realizada em 2015, após uma revolta popular que destituiu o presidente Blaise Compaore, que governou por 30 anos. Embora o governo tenha permitido que partidos de oposição anteriormente banidos concorressem nesse momento, a violência e a pandemia dificultaram a inclusão nessas eleições. Moradores de mais de 1.000 aldeias em áreas afetadas por conflitos não foram registrados e muitos dos que não poderão votar são cristãos.

Pedidos de oração

  • Interceda pelas eleições em Burkina Faso, para que ocorram livremente e de maneira justa.
  • Ore por sabedoria para os governantes que assumirão o poder, para que busquem restaurar a estabilidade no país.
  • Clame pelos cristãos burquinabes, para que testemunhem as obras do Senhor mesmo diante de circunstâncias difíceis.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE