Pastor argelino diz que igrejas fechadas vão continuar nas casas

O líder cristão foi levado à delegacia e comunicado do fechamento da congregação nesta quarta-feira

| 16/10/2019 - 06:00

Governo argelino fecha mais igrejas no país e impede cristãos de cultuar a Deus

Governo argelino fecha mais igrejas no país e impede cristãos de cultuar a Deus


Irritação e tristeza foram os sentimentos que tomaram o coração do pastor Salah, da igreja Full Gospel em Tizi Ouzou, na Argélia, quando ouviu das autoridades que sua congregação poderia ser fechada hoje, 16 de outubro de 2019. A igreja do pastor argelino tem 700 membros, sendo uma das maiores do país. Juntamente com ela, outra congregação em Makouda e a Assembleia de Deus em Tizi Ouzou serão fechadas.

Desde janeiro de 2018, cerca de 15 igrejas já foram proibidas de se reunir em seus prédios, a maioria delas são afiliadas à Igreja Protestante da Argélia (EPA, da sigla em francês). “Eu penso que esses fechamentos são ilegais, não estão de acordo com a nossa lei. Isso é a consequência do abuso de poder pelas autoridades locais”, reage o pastor Salah.

De acordo com o líder cristão, as igrejas do país estão marcadas porque existem muitos muçulmanos se convertendo ao evangelho e isso tem deixado as autoridades desconfortáveis. Porém, essas decisões arbitrárias não podem impedir que os cristãos se reúnam em casas e até no meio da natureza para a adoração. Segundo Salah, essa tendência de fechamento das igrejas aponta um futuro difícil para os cristãos do maior país da África, já que até as igrejas domésticas começaram a ser proibidas pelas autoridades.

“Eu peço que as igrejas no mundo todo orem para que o Senhor esteja conosco durante essa dificuldade. Eu espero que vocês clamem como a oração em Atos 4. Também desejo que os cristãos ao redor do mundo peçam aos seus governos que convençam os governantes argelinos a pararem o que estão fazendo e respeitem os direitos fundamentais dos cristãos.”  

Protestos em Bejaia

Semana passada aconteceram protestos na cidade de Bejaia contra os fechamentos das igrejas. A EPA lançou um pronunciamento sobre os fatos. Apenas nessa região, cinco igrejas afiliadas foram encerradas pelas autoridades. Os cristãos em Aït Melikèche (Tazmalt), Akbou, Ighram, Riquet e Ighzer Amokrane, respectivamente, estão impedidos de adorar livremente a Deus. Esse fato tem desprezado tanto a Constituição argelina quanto os direitos humanos.

A organização acrescenta que “têm sido exaustivos os caminhos administrativos” para afirmar esses direitos. “As portas do diálogo foram, infelizmente, fechadas pelas autoridades. A EPA deplora, particularmente, a incompreensível e injustificável recusa do governo de Bejaia em conceder uma audiência para tratar a questão dos fechamentos dos locais de adoração.”

A instituição, que reúne as igrejas protestantes no país, enfrenta dificuldades desde 2006 com a lei que obriga os lugares de adoração não muçulmanos a obter uma licença do governo. A Argélia ocupa a 22ª colocação na Lista Mundial da Perseguição 2019 devido à opressão islâmica e paranoia ditatorial dos governantes.

Ore pela igreja argelina como em Atos 4.24-30

Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!

Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’.

De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus".


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco