Por que o Brasil não está na Lista Mundial da Perseguição?

Entenda o motivo do país não ser considerado como perseguido

Portas Abertas • 7 set 2023


Frequentar uma igreja e ter uma Bíblia são alguns sinais de liberdade religiosa no Brasil (foto representativa)

Frequentar uma igreja e ter uma Bíblia são alguns sinais de liberdade religiosa no Brasil (foto representativa)

No dia em que celebramos 201 anos de independência do Brasil, vamos responder a dúvida de muitos cristãos brasileiros. O Brasil não está na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023 porque não há perseguição sistemática aos seguidores de Jesus no país.

Existem casos de cristãos insultados ou agredidos por causa de intolerância religiosa, mas são casos isolados de preconceito. De acordo com o Irmão André, fundador da Portas Abertas, a perseguição acontece quando um sistema político ou religioso não permite que cristãos tenham acesso à Bíblia, proíbe ou limita o evangelismo, não permite que cristãos se reúnam ems igrejas ou ensinem sobre missões. 

O secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, Marco Cruz, completa: “Nós podemos expressar nossa fé livremente, ninguém é expulso de algum local por ser cristão, nenhuma pessoa morre ou é presa no Brasil por ser cristã".

Secularismo no Brasil

O secularismo é o princípio que separa instituições governamentais das religiosas. Dessa forma, o governo não pode impor uma religião para os cidadãos e deve respeitar as crenças individuais. Ele também exige que os valores relacionados a sexualidade, casamento, educação e outras questões sociais não sejam baseadas em princípios religiosos.

Para o secularismo, a fé de uma pessoa deve permanecer em âmbito privado e não pode ser usada como direcionamento de tomada de decisões no espaço público. Por isso, há tantas críticas e até boicotes às pessoas e instituições que se posicionam com princípios e valores cristãos em temas como legalização das drogas e aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e o ensino de religião nas escolas.

Essas ideias seculares estão presentes no dia a dia dos cristãos brasileiros e até dentro das igrejas. Elas podem causar desconforto tanto no meio virtual, familiar e profissional, porém não alcançaram o nível mínimo para ser considerado uma intolerância secular.   

Pedidos de oração

  • No Dia da Independência do Brasil, clame para que os cristãos sejam fortalecidos e encorajados a ser e fazer discípulos de Jesus.
  • Ore para que as igrejas brasileiras se comprometam em interceder e apoiar a causa da Igreja Perseguida.
  • Interceda para que o Senhor abençoe os governantes com sabedoria e compromisso com o bem-estar de toda a população.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco