Presidente do Sudão é deposto

Desde 1989, com mão de ferro Omar al-Bashir comandava o Sudão , que agora será governado por conselho militar de transição

Portas Abertas • 11 abr 2019


O ditador do Sudão, que governou o país por 30 anos, é deposto após meses de protestos populares (foto: AFP)

O ditador do Sudão, que governou o país por 30 anos, é deposto após meses de protestos populares (foto: AFP)

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi deposto do cargo por um golpe militar nesta quinta-feira, 11. Após 30 anos no poder, Bashir, de 75 anos, foi preso e um conselho militar de transição foi estabelecido.

Em um pronunciamento televisionado, o ministro da Defesa Nacional (e primeiro vice-presidente desde fevereiro de 2019) do Sudão, Ahmed Awad Ibn Auf, afirmou que as Forças Armadas supervisionarão o período de transição de dois anos. Ele também anunciou o início de um estado de emergência de três meses de duração.

O gabinete governamental foi dissolvido, assim como a Assembleia Nacional e os órgãos municipais. A Constituição do país foi suspensa. O espaço aéreo do Sudão ficará fechado durante 24 horas, e as passagens de fronteira interditadas até segunda ordem. O Judiciário, embaixadas e outros órgãos diplomáticos continuarão a funcionar normalmente, segundo Ibn Auf.

Todos os presos políticos detidos pelas forças do governo desde que protestos contra o presidente começaram no país serão libertados, completou o ministro. Os militares também decidiram impor um toque de recolher noturno no país.

Nesta quinta, milhares de pessoas antigoverno saíram às ruas para comemorar a queda de Omar al-Bashir. Os manifestantes se reuniram nas proximidades de instituições governamentais, gritando que não vão sair até que saibam o que realmente está acontecendo. Grande parte dos manifestantes, apesar de comemorar, pediram por um governo civil e disseram que não querem uma administração liderada por militares.

Líderes cristãos do Sudão entraram em contato com a Portas Abertas pedindo orações por eles e suas congregações nesse tempo crucial de mudanças e incertezas. Ore para que a calma seja restaurada em breve e pela proteção do Senhor sobre a igreja. Interceda para que nossos irmãos e irmãs sudaneses continuem dando bom testemunho em meio à crise.

Fonte: Veja on-line

Leia também
Treinamento para cristãos das Montanhas Nuba do Sudão
Presidente do Sudão declara estado de emergência
Abusos de direitos humanos no Sudão
A perseguição aos cristãos do Sudão

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco