Qual foi o país número 1 na primeira Lista Mundial da Perseguição?

Nações da África, Ásia e América Latina compunham a lista de 1993

| 11/01/2021 - 06:00

Desde o lançamento da LMP, em 1993, os cristãos da Arábia Saudita já sabiam as dificuldades de viver a fé na região

Desde o lançamento da LMP, em 1993, os cristãos da Arábia Saudita já sabiam as dificuldades de viver a fé na região


Desde 1993, a Portas Abertas divulga a Lista Mundial da Perseguição (LMP) com os 50 países onde os cristãos enfrentam mais pressão e violência por causa da fé em Jesus. Na primeira edição, o país número um em perseguição aos seguidores de Jesus foi a Arábia Saudita, que hoje ocupa a 13ª posição. Em seguida vinha o Afeganistão, que nunca saiu da LMP nestes 28 anos, o máximo que caiu na lista foi para 18º lugar em 1997.

Outro país que sempre foi presente no ranking é a Coreia do Norte, que ficou em 6º lugar em 1993, mas desde 2002 é a nação mais perigosa para os cristãos viverem. Porém, na LMP 2000, o território comunista chegou a ficar em 16º lugar. Os dados revelam que os cristãos norte-coreanos são vítimas da ação da paranoia ditatorial, já que são obrigados a adorar e obedecer cegamente às ordens da família Kim.

Dos países que integraram o Top10 na primeira edição da LMP, apenas Comores (5º) não está no ranking de 2020. As demais nações eram Sudão (3º), China (4º), Irã (7º), Egito (8º), Marrocos (9º) e Iêmen (10º). As nações da América Latina também marcaram presença: Peru (24º), Cuba (26º), Colômbia (32º) e México (36º) eram os mais hostis aos cristãos do continente.

As regiões onde havia mais perseguição aos cristãos em 1993 eram Ásia e África, com 17 países em cada um. Em seguida estava o Oriente Médio, com 11 nações, e por último a América Latina, com 4 países. A partir desses dados publicados anualmente, a Portas Abertas consegue descobrir quais as principais dificuldades enfrentadas pela Igreja Perseguida.

Após entender o contexto da perseguição e privações enfrentadas pelos cristãos é possível decidir a melhor forma de ajudá-los. Assim, os projetos são implantados e os irmãos e irmãs que vivem nos países da LMP podem ser beneficiados de diferentes maneiras, como distribuição de Bíblias e literatura, treinamento, ajuda socioeconômica e ações institucionais (consultoria jurídica, pesquisa e presença).

Receba a Lista Mundial da Perseguição 2021

No dia 13 de janeiro, será o lançamento da LMP 2021 com os principais dados da perseguição aos cristãos. Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão o ranking com os 50 países onde os seguidores de Jesus são mais perseguidos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE