Qual o impacto da independência do Brasil no cristianismo?

A abertura comercial do país contribuiu para a chegada e permanência dos protestantes

| 07/09/2021 - 06:00

O Brasil é um país de maioria cristã que tem grande potencial para encorajamento da Igreja Perseguida

O Brasil é um país de maioria cristã que tem grande potencial para encorajamento da Igreja Perseguida


Hoje faz 199 anos que o Brasil se tornou independente de Portugal. Desde o início da colonização, o cristianismo esteve presente no território, já que era a religião oficial do governo português. Entretanto, apenas o catolicismo tinha o apoio dos governantes, dificultando a instalação de outras denominações protestantes no país.


Mas com a independência do Brasil, em 1822, a nação que já estava se abrindo para o comércio internacional desde 1808, com a chegada da família real no Rio de Janeiro, recebeu influência de outras vertentes da fé cristã. Em 1824, os primeiros imigrantes alemães e luteranos fundaram a cidade de São Leopoldo (RS). Na década seguinte, a Sociedade Bíblica Unida da Inglaterra trouxe exemplares da Bíblia em português para Curitiba (PR).


Em 1840, a Igreja Evangélica Fluminense foi fundada e, 13 anos depois, nasceu a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Atualmente, o IBGE calcula que existam 14 mil igrejas evangélicas no Brasil, com 22 milhões de membros, e 125 milhões de católicos romanos. Os dados revelam que o país, que não passa por perseguição religiosa, tem um grande potencial de interceder e investir financeiramente na causa da Igreja Perseguida ao redor do mundo.


Por isso, a Portas Abertas trabalha na divulgação dos desafios que irmãos e irmãs enfrentam ao redor do mundo por causa do amor a Jesus. Nosso trabalho atua em quatro frentes: distribuição de Bíblias e literatura, treinamento, ajuda socioeconômica e ações institucionais (consultoria jurídica, pesquisa e presença).


Agradecemos a todos os cristãos brasileiros que trabalham conosco para que a causa da Igreja Perseguida seja mais conhecida e apoiada. Reconhecemos que, sem a participação de cada um, o encorajamento dos irmãos hostilizados seria muito mais árduo. Nós queremos ser a resposta de oração de milhares de cristãos que vivem nos países da Lista Mundial da Perseguição 2021! Faça parte dessa missão.


Pedidos de oração

  • No Dia da Independência do Brasil, ore para que os cristãos brasileiros se envolvam cada vez mais na causa da Igreja Perseguida.
  • Agradeça a Deus pela liberdade de cultuar e evangelizar que o povo brasileiro tem, que possamos usá-la com sabedoria e discernimento.
  • Clame para que as igrejas do país sejam realmente relevantes em todos os âmbitos da vida dos brasileiros.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE