Portas Abertas • 13 mar 2018
Mais um ataque do Boko Haram
Hoje trazemos um pouco mais de informação sobre o incidente divulgado no último dia 1, quando a quarta igreja foi atacada pelo grupo radical islâmico Boko Haram no extremo norte de Camarões. A igreja foi incendiada em Virkaza, na província de Mayo-Moskota, no ataque que durou madrugada adentro. Uma fonte local afirmou: “Começamos a ouvir os tiros bem antes das 20h. Parece que foi quando começaram o ataque. Mas às 20h30, já víamos as chamas”. Um líder cristão em Tourou (a 25km do local do incidente) testemunhou: “Conseguíamos ver as chamas daqui”.
Os ataques se estenderam até 2h da manhã em Virkaza e Ttchebechebe, até que os insurgentes desapareceram na fronteira com a Nigéria mais uma vez. “O exército não conseguiu chegar lá porque o lugar é de difícil acesso. As pessoas que encontramos disseram que os agressores simplesmente chegaram e fizeram o que quiseram. O exército atirou de longe e os terroristas pararam por um instante. Mas quando não ouviram mais tiros, começaram a queimar tudo de novo, e atacaram os dois vilarejos ao mesmo tempo”, disse o líder cristão.
Além da igreja, os jihadistas também atearam fogo a mais de cem cabanas e a uma escola primária. Um morador cuja identidade ainda não foi confirmada foi morto. Antes deste ataque, o Boko Haram também havia destruído uma igreja em Hitawa no dia 4 de fevereiro. Em janeiro, o grupo incendiou uma igreja em Roum e outra em Matchitchia. Um líder cristão do local relatou a Portas Abertas que o objetivo dos agressores é “nos remover para ocupar essas áreas. E o exército os tem alcançado, então é também uma vingança”.
Um outro líder cristão de Mozogo (que fica a 7 km dos vilarejos atacados) disse: “O que aconteceu aqui é pior do que o que aconteceu em Roum e Hitawa. Está tudo destruído. Mas confiamos no Senhor, isso é tudo que podemos fazer. À noite só pedimos a Deus que nos ajude a ver o romper da manhã”.
Pedidos de oração
Leia mais
Boko Haram ataca mais duas aldeias no norte do Camarões
Leia também
Terceiro ataque do Boko Haram este ano faz 6 mortos
Casas e igrejas queimadas em ataque do Boko Haram
© 2025 Todos os direitos reservados