Refugiados começam a voltar para suas casas no Iraque

Portas Abertas • 6 out 2017


 06-iraque-refugiados-comecam-a-voltar-para-suas-casas-no-iraque

Os moradores de Karamles começam a retornar para suas casas. O vilarejo fica a 30 quilômetros de Mossul, última fortaleza do Estado Islâmico a ser liberada no Iraque. Muitos deles estavam em campos para pessoas internamente deslocadas em Erbil, uma cidade um pouco mais ao sul. No entanto, a questão da segurança é uma constante preocupação para eles.

 

Eles temem que o Estado Islâmico volte um dia. Quando ouvem o vento oeste, lembram do som das bombas caindo. Um líder cristão diz: “A situação para os cristãos no Iraque sempre foi instável. Nossa missão é viver aqui como cristãos, neste lugar que é o berço do cristianismo”. Até agora, 250 famílias se alistaram para retornar, o que deixa o líder muito feliz.

 

A maioria das 797 casas do vilarejo foram totalmente queimadas, 97 foram reduzidas a destroços e a outras estão bem danificadas. O processo de reconstrução é lento, começando com 20 casas. Há a perspectiva de reconstruir mais 30 na próxima etapa. O líder explica que começaram o trabalho pelas casas menos danificadas: “Nosso orçamento é limitado e o governo não está nos ajudando”.

 

As pessoas que estão trabalhando na reconstrução de suas casas são abrigadas no Centro de Retorno, ao lado da igreja. O Centro conta com um gerador, que é a primeira fonte de energia nesta nova fase da cidade em reconstrução. Janelas quebradas estão sendo substituídas, trancas são colocadas nas portas e paredes são pintadas. Sons de martelos e furadeiras são ouvidos. Sinais de que a vida e a esperança estão voltando a Karamles.

 

A situação das famílias e crianças no Iraque e na Síria é o tema do mês de outubro da Portas Abertas. Saiba mais.

 

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pela libertação das cidades.
  • Ore para que haja segurança em todo o país, sem mais ações do grupo extremista Estado Islâmico.
  • Peça por coragem e força para aqueles que estão retornando à sua cidade natal. Que tenham ânimo para recomeçar e esperança em Deus para ser curados de todo trauma e libertos do medo.
  • Interceda pelo governo, para que ajude efetivamente na reconstrução das cidades.

Leia também

Foi ontem o referendo sobre a independência do Curdistão

Cristã é libertada no Iraque

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco