Representante da ONU é expulso da Somália

De acordo com informações da Reuters, o governo da Somália expulsou o representante especial do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Nicholas Haysom. Ele foi acusado de interferir em assuntos internos e se tonou persona non grata, não sendo mais bem-vindono país. Essa decisão deve prejudicar as relações da Somália com potências estrangeiras, que tentam junto ao governo restaurar a credibilidade do país, depois de anos de conflito.
Em carta ao ministro de Segurança do Interior, de 30 de dezembro, Haysom questiona o envolvimento de forças de segurança somalis apoiadas pela ONU na prisão de um ex-militante do grupo islâmico Al-Shabaab, impedido de participar de uma eleição regional recente. Há mais de uma década, o grupo tenta depor o governo central e instaurar a rígida lei islâmica.
A missão da ONU apoia uma força de pacificação da União Africana que combate o Al-Shabaab. O grupo foi expulso da capital do país, Mogadíscio, em 2011, mas continua em algumas regiões. A ONU é uma das maiores apoiadoras da Somália, país com governo central forte desde 1991, e que ocupa o 3º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2018.
Pedidos de oração
- Ore pelo governo da Somália, para que a situação melhore para os cristãos locais.
- Peça que a situação política esteja cada vez mais estável.
- Apresente também a questão relacionada ao Al-Shabaab.
Notícias relacionadas

Cristão é solto após 11 anos de prisão na Coreia do Norte

Perseguição aos cristãos em Bangladesh aumenta perto das eleições


