Retratos de um país frente a guerra

Conheça a história de dois cristãos iraquianos que tiveram que fugir de casas para proteger suas famílias

| 18/11/2018 - 00:00

Diversas casas e cidades foram destruídas pelo Estado Islâmico

Diversas casas e cidades foram destruídas pelo Estado Islâmico


Cerca de 50% dos cristãos iraquianos foram deslocados desde 2006. A chegada do Estado Islâmico foi o ponto crítico de uma tendência que já ganhava ritmo, enquanto os cristãos experimentavam uma total perda de esperança de um futuro bom e seguro. O Líbano foi o país que recebeu a maioria dos refugiados.

S.H. é um cristão e pai de cinco filhos. Ele e a família viviam em Mosul, no nordeste do Iraque, até 2005, quando balas foram disparadas contra sua casa. Entre junho e julho do mesmo ano, terroristas tentaram sequestrar um de seus filhos por três vezes, mas ele conseguiu escapar. Após isso, eles se mudaram para Qaraqosh, a 30 km de Mosul.

Três meses depois, o Estado Islâmico chegou, então em 6 de agosto de 2014, a família fugiu novamente. “Eles nos deram três opções: conversão, morte ou o pagamento de uma taxa especial para não-muçulmanos”, disse, acrescentando que desta vez eles fugiram para o Líbano.

Outro homem, de 43 anos, pai de duas meninas, identificado pela inicial N, fugiu para o Líbano em fevereiro de 2015, depois que o Estado Islâmico deu uma notificação por escrito falando que ele tinha 24 horas para deixar Bagdá ou ele e a família seriam mortos. “Meu primo e seus avós foram mortos por bombardeios na casa deles porque não quiseram sair do trabalho ou se converter. Colegas foram sequestrados. Alguns foram libertados por 16 mil dólares, outros mortos. Foi dito a eles que deveriam negar a Jesus ou seriam mortos”, contou.

Presentes de esperança
É difícil avaliar quantas pessoas foram mortas pelo Estado Islâmico, mas covas coletivas foram encontradas este mês, algumas delas contendo milhares de corpos. Porém você pode fazer a diferença na vida de cristãos iraquianos. Com a sua doação, você ajuda na reconstrução de igrejas e casas no Iraque, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Pedidos de oração

  • Ore pelos cristãos iraquianos, para que possam voltar para casa e ter suas cidades reconstruídas.
  • Agradeça a Deus pelos líderes das igrejas e parceiros locais que trabalham com esforço para servir os cristãos no Iraque.
  • Interceda por paz e estabilidade no Iraque, já que mesmo as cidades que foram libertadas, ainda não estão totalmente seguras.

Leia também
Escola cristã é reaberta no Iraque
Mais de 200 valas comuns são descobertas no Iraque
40 mil cristãos já voltaram para Planície do Nínive


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE