Situação dos cristãos não vai mudar com a reeleição do presidente

Portas Abertas • 13 mai 2016


13-djibout-0270100583

Ismail Omar Guelleh venceu as eleições para a presidência pela quarta vez consecutiva, assumindo o governo do Djibuti para o desânimo da pequena igreja que já vive sob pressão no país que ocupa o 28º lugar na atual Classificação da Perseguição Religiosa. Parece que o processo eleitoral não agradou a todos. De acordo com informações do jornal Hiiraan, o líder da oposição disse aos repórteres que houve fraude. ""Os votos foram manipulados, houve um boicote e essa reeleição é uma farsa"", protestou. ""O regime foi acusado de reprimir a liberdade de expressão e de imprensa. Apenas dois dias antes das eleições, a própria BBC informou que três de seus jornalistas foram expulsos do país.

Durante os próximos cinco anos, a população terá que engolir novamente a ""paranoia ditatorial"" combinada com o ""extremismo islâmico"", receita indigesta principalmente para a minoria cristã. ""Essa reeleição envia pelo menos duas mensagens bem claras, uma positiva e outra negativa. Muitos apoiam que Guelleh auxilia na estabilidade econômica, o que parece ser algo positivo para a nação. Djibuti é crucial para o comércio internacional, já que seu porto faz uma ligação valiosa entre a Europa, o extremo oriente, a região do Chifre da África e o Golfo Pérsico. A mensagem negativa é que o regime está envolvido com a repressão, comprometendo a liberdade de imprensa e de religião, ferindo os direitos humanos e cometendo crimes contra as minorias religiosas"", comenta um dos analistas de perseguição.

É provável que a repressão continue para os cristãos djibutianos, mas é improvável que eles desistam de pregar o evangelho naquela nação. No ano de 2014, o país estava na 46ª posição na Classificação da Perseguição Religiosa, subindo para 28ª em 2016. Naquela época, havia cerca de 15 mil cristãos no país, atualmente é possível que haja mais, pois a igreja não parou de crescer. Aceitar a Cristo e permanecer na fé é um exercício diário, além de ser um enorme desafio, já que 95% da população é de muçulmanos sunitas (aqueles que seguem o livro suna, além do alcorão). Os cristãos djibutianos precisam muito das nossas orações. Interceda por eles.

Leia também
Como vivem os cristãos no Djibuti
A perseguição religiosa no Djibuti

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco