Três cristãos enfrentam sentença de seis anos de prisão

Portas Abertas • 23 out 2014


23_Iran_pastor

O veredito, emitido pelo juiz Asef al-Hosseini, ordenou que o pastor Irani deve cumprir sua pena em uma prisão no norte da cidade de Zabol, enquanto que o pastor Haghnejad e o diácono Rabbani serão transferidos para uma prisão em Minab, uma ilha no Golfo Pérsico. Os três estão apelando de suas sentenças.

As cidades de Zabol e Minab são conhecidas por seus climas extremamente quentes. Além disso, as famílias dos presos serão obrigadas a percorrer longas distâncias a fim de visitá-los, o que será um desafio não apenas financeiro como também físico.

Haghnejad, Irani e Rabbani que, até então, estavam presos separadamente na prisão Ghezal Hesar, foram recentemente acusados de Mofsed-e-filarz, ou espalhar a corrupção na terra, uma acusação vaga que carrega uma sentença de morte. Além disso, os dois pastores foram acusados de moharebeh, a inimizade contra Deus, o que também pode levar à pena de morte, enquanto Behnam Irani recebeu outras 15 acusações.

A sentença adicional de seis anos imposta ao pastor Irani significa que ele deverá cumprir 12 anos de prisão. Inicialmente, ele foi preso em dezembro de 2006, e condenado em 2011 a seis anos de prisão pelas acusações de ""ação contra o Estado"" e ""ação contra a ordem”.

Essas novas acusações e sentenças são indicativos claros do aumento da repressão às minorias religiosas e étnicas sob a presidência de Rouhani. A perseguição vem crescendo apesar de sua promessa anterior de defender os direitos das minorias religiosas durante a corrida para as eleições do ano passado.

Leia também
Pastor Behnam Irani enfrenta 18 novas acusações

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco