Portas Abertas • 22 abr 2024
Apesar de todas as dificuldades, Sara manteve sua fé e continuou orando (foto representativa)
Hoje retomamos a história de Sara, cristã iraquiana que foi trancada pelo pai quando se converteu. Ela permaneceu no Norte do Iraque, onde vivenciou muitas situações difíceis, como várias tentativas de assédio e exploração sexual. A cada vez que isso acontecia, ela declarava sua confiança em Jesus e orava pedindo ajuda. E Deus sempre respondia, fazendo com que mudasse de trabalho e de casa. “Apesar de me sentir muito sozinha e sem esperança, mantive minha fé e continuei orando”, conta.
Certa vez, um funcionário do hotel onde ela se hospedava disse para ir ao restaurante vizinho para encontrar certa garota. Sara foi, mas a garota não trabalhava mais no local. “Senti como se perdesse o último fio de esperança”, disse. Angustiada e desencorajada, desmaiou. Ao acordar, o dono do restaurante perguntou o que havia acontecido e Sara compartilhou sua história.
“Você veio ao lugar certo. Eu sou cristão e, a partir de hoje, você é minha filha. Vou ajudar você”, disse o dono do restaurante. “Quando ele disse isso, senti Deus falando comigo por meio dele”, conta. O dono do restaurante encontrou uma casa para Sara e pagou o aluguel. Também conseguiu um emprego para ela.
Mesmo diante dos desafios, Sara se batizou e passou a estudar Teologia
Apesar das dificuldades, Sara manteve sua fé. Ela se batizou, começou a estudar Teologia e decidiu se casar. Quando enviou ao pai os documentos necessários para o casamento, soube que ele havia apagado o nome dela dos registros familiares. “Eu esperava por isso, mas saber que era realidade me destruiu”, compartilha.
A perda da família é uma das consequências mais dolorosas para uma mulher muçulmana que decide seguir a Jesus, principalmente para uma mulher solteira no Iraque. Sara sabe muito bem disso, mas não se arrepende. “Antes de conhecer a Jesus, minha vida era vazia. Não tinha a alegria e a paz que agora tenho. Antes tinha tudo o que queria, mas por dentro não havia amor real. Eu era incapaz de amar, além de ser muito interesseira, egoísta e com um ego enorme”, explica.
Ao olhar para trás, Sara vê como Deus trabalhou por meio das situações difíceis para trazê-la para mais perto dele. “Depois que encontrei Cristo, minha vida se transformou completamente. Aprendi a amar e algumas coisas se quebraram dentro de mim. Sou grata por todas as experiências ruins que passei. Além de conhecer melhor a Deus, fui transformada a sua imagem”, afirma.
Como Jó, algumas vezes Sara se irou com Deus e o culpou ao enfrentar tantas situações difíceis. “Mas, agora, sou grata por tudo; afinal, se isso não acontecesse, nunca teria encontrado Cristo”, conta.
Depois que a guerra na Síria começou, a economia só piorou. A maioria dos sírios agora vive na pobreza e tem dificuldade para comprar itens básicos. A guerra, a situação econômica e os terremotos em fevereiro de 2023 tiveram um efeito devastador para o povo sírio. Com uma doação você garante que famílias cristãs sírias sejam beneficiadas com projetos de geração de renda e reforma de casas.
© 2024 Todos os direitos reservados