Fake News

O que é fake news?


Fake news significa “notícia falsa” em português. Normalmente as fake news são veiculadas via aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e redes sociais, como Facebook e Instagram. As mensagens falsas foram criadas para alarmar e criar um senso de urgência de que aquilo precisa ser compartilhado o mais rápido possível.

Segundo o documento Digital News Report, da Reuters Institute, 28% das pessoas entrevistadas encontraram notícias incorretas no Facebook, outras 15% no WhatsApp. Em pesquisas feitas entre 2013 e 2021, o número de usuários que utilizam as redes sociais como fonte de informação subiu de 47% para 63%. O Facebook é o canal mais utilizado, com 47%, seguido por 43% do WhatsApp.

O resultado disso é que nessas redes sociais qualquer pessoa pode construir e propagar informações falsas como verdades. Muitos que repassam fake news até podem ter boas intenções de alertar outros, mas acabam por ajudar na propagação de mentiras.

Os criadores de notícias falsas têm o objetivo de enganar as pessoas; muitas das notícias pedem dinheiro para uma determinada campanha que nem existe. Por isso, eles usam sem permissão os nomes de instituições conceituadas para confundir o público.

A Portas Abertas já teve muitas informações falsas propagadas com a assinatura da instituição. Porém, é preciso atentar que as notícias verdadeiras sobre a Igreja Perseguida estão em nossos canais oficiais da internet e nas revistas mensais.

Como a Portas Abertas checa as informações?

Quando acontece algo em um país que a Portas Abertas monitora (os 50 da Lista Mundial da Perseguição e os 24 da Lista de Países em Observação), a Portas Abertas costuma acionar as bases do campo para confirmar o que está acontecendo de fato. Então, esperamos a validação delas para comunicar nossos voluntários e parceiros. Esse processo às vezes leva tempo devido a vários fatores e varia de país para país.

Outro ponto é que nem sempre podemos trazer a público tudo o que acontece, pois em algumas situações darmos informações detalhadas pode comprometer a segurança dos cristãos perseguidos — sendo que muitos deles são nossos parceiros e colaboradores locais. Por isso, há um trabalho exaustivo para averiguar as informações e validar aquilo que o público deve saber sem prejudicar as pessoas envolvidas.

Qual o impacto de uma fake news?

As notícias falsas causam muitos problemas, podendo gerar preconceito, violência e até morte. Por isso, é necessário questionar a informação antes de repassá-la, mesmo que ela venha de familiares, líderes religiosos e amigos.

A igreja de Cristo foi chamada para viver a verdade e não para ser enganada e usada como propagadora de notícias falsas. É necessário pensar na real intenção do coração ao compartilhar alguma informação. Isso é feito pensando no Reino de Deus ou apenas para ter o que comentar com as pessoas mais próximas?


A disseminação de fake news acontece no Brasil, mas também em países onde há perseguição, como a Índia. Os cristãos indianos têm sido vítimas de notícias falsas espalhadas na mídia e nas redes sociais. Segundo essas fake news, os cristãos recebem dinheiro para se converter e são agentes do Ocidente para mudar a religião e a cultura do país.

Diante dessas mentiras, foi lançada a #StandforTruthIndia para nos posicionar em prol da verdade na Índia e fortalecermos irmãos e irmãs indianos. Eles precisam permanecer firmes na fé apesar das notícias falsas espalhadas pelos extremistas hindus.

Como identificar uma fake news?

1 - Veja onde saiu a notícia e quem a escreveu

É importante que a fonte seja confiável. Muitos sites têm nomes semelhantes aos de portais de notícias famosos. Perceba se outros conteúdos do mesmo site parecem duvidosos.

2 - Pesquise em outros sites de notícias confiáveis

Quando a notícia é muito alarmante, outros portais de notícias também falarão sobre ela. Caso isso não aconteça, é provável que seja uma mentira.

3 - Fique de olho no texto

Muitos sites que divulgam fake news costumam apresentar erros de português, texto com letras maiúsculas e uso exagerado de pontuação.

4 - Atenção na data da notícia

Veja se o texto está atualizado e ainda é relevante.

5 - Leia todo o texto e não apenas o título e o subtítulo

Em muitas fake news, o título não condiz com o que o texto está falando.

6 - Só compartilhe depois de checar

Não seja usado para propagar mentiras, você é responsável pelos conteúdos que compartilha.

É falso: avião cai e todos os missionários a bordo sobrevivem
| 20/12/2021

É falso: avião cai e todos os missionários a bordo sobrevivem

Confira os pontos que tornam essa mensagem uma fake news

É falso: vídeo mostra cristãos em sacos plásticos no Afeganistão
| 20/12/2021

É falso: vídeo mostra cristãos em sacos plásticos no Afeganistão

Entenda por que essa mensagem não passa de uma notícia falsa

É falso: 229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão
| 20/12/2021

É falso: 229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão

Veja os principais pontos que fazem dessa notícia uma fake news

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE