A Nigéria é um gigante africano. No entanto, o país tem vivenciado um aumento diário de perseguição aos cristãos, que vivem em comunidades de maioria muçulmana. A violência contra os cristãos é provocada, especialmente, pelo Boko Haram e por pastores de cabras fulani. Dentre os ataques mais severos, o sequestro das meninas do Chibok é o principal, mobilizando o governo nigeriano e repercutindo na mídia internacional.
Em 14 de abril de 2014, o Boko Haram, principal grupo extremista islâmico da Nigéria, invadiu o vilarejo de Chibok e sequestrou 276 meninas. Tudo ocorreu na Escola Secundária de Chibok. A maioria das meninas era cristã. Cerca de 219 jovens foram, então, levadas em caminhões, enquanto a escola era incendiada.
Exatamente 57 delas conseguiram escapar logo após o sequestro. Ao longo do tempo em cativeiro, outras também fugiram, até que em outubro de 2016 e maio de 2017, o Boko Haram libertou algumas. No entanto, o presidente da Associação de Pais do Chibok, Yakubu Nkeki Maina, afirma que ainda há 112 meninas cristãs cativas e ninguém sabe quantas delas permanecem vivas.
No Shockwave deste ano, queremos mobilizar uma onda de oração que impacte a Nigéria, o 12º país da Lista Mundial da Perseguição 2019. Após 5 anos, elas ainda têm pais, amigos e vizinhos que se importam e que as aguardam com esperança. Você pode se juntar a nós e ser um com a Igreja Perseguida na Nigéria!
O Shockwave é um momento de oração pela Igreja Perseguida. Ele é realizado por jovens do país inteiro, que se reúnem em grupos para interceder e apoiar cristãos perseguidos.
Em 2019, o Shockwave aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro. Grupos do Brasil todo se reuniram em casas, lanchonetes, praças, parques, igrejas e outros ambientes para orar pela Igreja Perseguida na Nigéria.
O Shockwave acontece todos os anos, normalmente no mês de setembro. A cada ano, jovens do Brasil são convidados a orar e se mobilizar por um tema específico dentro do contexto dos cristãos perseguidos. Fique ligado!
2250 grupos fizeram uma onda de oração em favor dos cristãos que enfrentam perseguição na Nigéria
“Creio que através desses dias de oração Deus pode trazer o consolo, a esperança e a motivação para viver diante dessa triste realidade, assim como modificar a história desse país que vive hoje no 12º lugar no ranking da Igreja Perseguida!”
“Foi lindo ver todo o meu grupo realmente unido em um só espírito clamando pelos nigerianos. O mais incrível do Shockwave é que é como se fosse uma onda de choque mútua que leva bênçãos para a Igreja Perseguida e avivamento para igreja local.”
“Foi muito bom poder servir meus irmãos nigerianos mesmo não podendo conhecê-los pessoalmente, mas tendo a certeza que as nossas orações chegaram como um abraço até eles.”
© 2023 Todos os direitos reservados