Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Censura aos cristãos na Nicarágua

Sete emissoras de rádio cristãs foram fechadas e os equipamentos de transmissão confiscados

Publicado em 29 ago 2022

O governo alega que as rádios apresentam irregularidades nos documentos (foto representativa)

[Atualizado em 08/09/2022 às 15h]

Em continuação à última notícia sobre a repressão às igrejas na Nicarágua, outro incidente demonstra a tensão no país. No dia 1º de agosto a polícia invadiu a igreja Divina Misericordia, localizada em Sébaco, e exigiu que as estações de rádio e os canais de televisão da igreja fossem fechados. Os policiais também confiscaram os equipamentos de transmissão. Alguns cristãos tentaram intervir, mas a polícia atirou no ar para dispersá-los.

Essa medida foi coordenada pela Telecor, órgão regulador das comunicações da Nicarágua, que fechou outras emissoras também. Eles alegaram “irregularidades” na licença das rádios, apesar da garantia e esforços dos diretores em manter os documentos atualizados.

Censuras

Esse cenário levou igrejas e cristãos a pedirem às autoridades que respeitem a liberdade de expressão e de religião. Organizações internacionais apoiam o mesmo. “A União Europeia condena a interdição arbitrária das sete estações de rádio cristãs e de outras mídias cristãs pelas autoridades na Nicarágua no dia 1º de agosto”, foi a declaração da organização ao portal de notícias BBC.

No dia 4 de agosto, a polícia tentou proibir o líder cristão Rolando Álvares de realizar o culto agendado para essa data, dizendo que Rolando “incita a violência das multidões e apoia movimentos para desestabilizar a nação”. Sob a mesma alegação, muitos líderes foram presos enquanto estavam realizando cultos.

Organizações cristãs também foram proibidas de se reunir em julho e recentemente foram obrigadas a sair do país por causa da perseguição. Em junho, um abrigo para garotas vulneráveis, abusadas ou abandonadas foi fechado sob acusação de falta de detalhes na declaração das doações. O lugar também abrigava idosos e está fechado até agora.

Em setembro, um parceiro local da Portas Abertas na Nicarágua afirmou que o governo enviou uma notificação aos pastores e associações cristãs questionando o Dia da Bíblia. Esse inquérito levou as autoridades de cada região a convocar todos os pastores para dar detalhes sobre a celebração programada para dia 30 de setembro. Os pastores estão ansiosos e preocupados com as estratégias do governo para exercer maior controle sobre a população.

Pedidos de oração

  • Ore pelas emissoras fechadas para que em breve possam voltar às atividades e comuniquem o amor de Deus.
  • Interceda pelos pastores e líderes sob pressão que são vigiados e ameaçados nos cultos, para que encontrem paz e estejam seguros no Senhor.
  • Peça ao Senhor para que as jovens e os idosos que eram acolhidos pelo abrigo encontrem refúgio enquanto aguardam a reabertura do abrigo.
  • Ore pelos que perseguem os cristãos na Nicarágua para que se arrependam e encontrem a salvação em Jesus.

A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.

Notícias relacionadas

cristãos perseguidos, Nicarágua, Notícias","include_children":"true"}],"exclude_current_post":true,"useQueryEditor":true,"signature":"2f3fe6f0f6e3cf198d0b8c09b33d6f91","user_id":3,"time":1773423082,"post__not_in":[16891],"orderby":"date","order":"DESC","tax_query":[{"taxonomy":"post_tag","field":"slug","terms":["nicaragua"],"operator":"IN"}],"paged":1}" data-original-query-vars="[]" data-page="1" data-max-pages="9" data-start="1" data-end="3">