Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Incêndios e assassinatos de cristãos em Mianmar

Apenas na cidade da Thanglang, 12 igrejas foram queimadas

Publicado em 26 jul 2022

Apenas templos cristãos são prejudicados nos ataques dos militares (foto representativa)

Pouco depois do ataque à igreja Thantlang Baptist Church pelo exército birmanês, outra igreja, conhecida como Believers Church, também na cidade de Thanglang, foi queimada e devastada no dia 23 de junho. Depois disso, novos ataques atingiram o país. A junta militar que governa Mianmar desde o golpe em 2021 já queimou 12 igrejas cristãs apenas na cidade de Thanglang.

De acordo com o parceiro local Tun Tun (pseudônimo), recentemente, uma igreja local, usada como abrigo para refugiados de Sagaing, Nordeste de Mianmar, foi invadida pela junta militar.

Além dessa invasão, o exército lançou bombas e destruiu a igreja Thadou-Kuki Baptist Church, que também fica em Sagaing. A estrutura do templo, janelas e portas foram severamente danificadas e os militares também levaram o dinheiro da caixa de dízimos e ofertas da igreja.

Violações dos direitos humanos

Os novos ataques transformaram mais cristãos em deslocados internos. Tun Tun lamenta: “Quando essa guerra terá fim? Vivemos como refugiados em terras estrangeiras, os recursos estão escassos e não fugimos por vontade própria, mas por causa da nossa segurança e de nossos familiares. As condições de vida não estão fáceis, alguns arriscam a própria vida para encontrar emprego e só conseguem garantir a alimentação”.

Tun Tun também relatou outra violação da junta militar no dia 23 de junho: “Eles queimaram quatro casas em Sangaing e prenderam quatro jovens inocentes, bateram e atiraram neles. Eles deixaram os corpos no campus da faculdade. Com essas mortes, chega a 11 o número de mortes de cristãos da tribo Kuki Chin”.

Tun Tun é um de muitos cristãos do estado de Chin deslocados pela guerra civil. Ele se sente frustrado e traumatizado e pede as orações da igreja global: “Ore por nós. Há muitos templos e santuários budistas, mas nenhuma bala os atingiu. Da mesma forma, as casas atingidas foram apenas as cristãs, as casas dos vizinhos birmaneses não foram prejudicadas e nenhum birmanês foi morto”.

Pedidos de oração

  • Ore pela segurança dos cristãos em Mianmar, especialmente na cidade de Sagaing, atingida recentemente.
  • Interceda pela situação política do país, para que Deus intervenha e que essa guerra termine em breve.
  • Clame pelos cristãos recém deslocados que precisam de abrigo e alimento. Ore para que eles consigam a ajuda de que precisam e peça que eles voltem em breve para casa.
  • Rogue pela segurança dos parceiros locais da Portas Abertas conforme a vigilância no país aumenta.

A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.

Notícias relacionadas

Ataques, Mianmar, Notícias","include_children":"true"}],"exclude_current_post":true,"useQueryEditor":true,"signature":"2f3fe6f0f6e3cf198d0b8c09b33d6f91","user_id":3,"time":1773423082,"post__not_in":[16941],"orderby":"date","order":"DESC","tax_query":[{"taxonomy":"post_tag","field":"slug","terms":["mianmar"],"operator":"IN"}],"paged":1}" data-original-query-vars="[]" data-page="1" data-max-pages="28" data-start="1" data-end="3">